Farmácia Universitária recolhe embalagens de medicamentos para o descarte consciente

Embalagens limpas são doadas ao Hospital Araújo Jorge

O descarte correto das embalagens e dos resíduos de medicamentos é uma preocupação da equipe da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG), que sabendo da relevância da prática do descarte consciente, desenvolveu o Projeto Farmácia Verde. O projeto foi criado em 2013, e desde então, recolhe as embalagens dos medicamentos e produtos cosméticos manipulados na Farmácia Universitária (FU). De acordo com dados fornecidos pela farmácia, nos cinco primeiros meses de recolhimento, após a criação do projeto, foram recebidas 278 embalagens de material vítreo e plástico, resultando em cerca de 7 kg de resíduos que foram gerenciados para que tivessem uma destinação correta.

As embalagens de medicamentos e cosméticos manipulados são depositadas em um coletor localizado na recepção do prédio da Farmácia. Para incentivar a participação no projeto, foi criado um cartão fidelidade que é entregue a todo cliente que retornar com embalagens de produtos manipulados. A cada embalagem entregue é feito um registro no cartão rendendo um brinde ao final de seis embalagens devolvidas. A professora Nathalie Dewulf relatou o quanto é nítida a conscientização dos clientes sobre a relevância do Projeto Farmácia Verde, pois são recorrentes os casos em que as pessoas se dirigem ao local para entregarem embalagens de outros estabelecimentos e absolutamente desprovidas de interesse no brinde.

O descarte incorreto das embalagens e de resíduos de medicamentos contidos nas mesmas pode acarretar danos irreparáveis ao meio ambiente, visto que embalagens plásticas podem demorar até 450 anos e os vidros mais de 4 mil anos para se decomporem. Os resíduos dos medicamentos e cosméticos, como corantes, hormônios e antibióticos, quando descartados de maneira incorreta, podem contaminar a água e o solo, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a saúde da população. Com essa consciência, a equipe da Farmácia, de acordo com seu Plano de Gerenciamento de Resíduos, remove os eventuais resíduos das embalagens e os encaminha para incineração. As embalagens recicláveis são doadas ao Departamento de Reciclagem do Hospital Araújo Jorge.

Projeto de Extensão

O projeto foi uma iniciativa da farmacêutica Rafaela Teles, à época estagiária da Farmácia Universitária e orientada pela professora Telma Alves Garcia que se inspirou no Projeto “Troca-Troca” que era realizado por uma farmácia no Rio Grande do Sul. Na UFG, o “Farmácia Verde” é um projeto de extensão denominado “Responsabilidade social e ambiental no descarte de embalagens de produtos manipulados na Farmácia Universitária/UFG” faz parte da Farmácia Universitária – UFG, coordenado pela farmacêutica Núsia Luísa Barbosa. A iniciativa atua de acordo com o princípio da logística reversa, pois envolve o retorno do material dentro do seu ciclo de vida, permitindo sua reciclagem, a fim de reduzir fatores que levam a danos ambientais.