Quarta edição do Projeto Kalunga Cidadão é realizada neste sábado

Município de Monte Alegre de Goiás sedia atividades

Servidores e estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de parceiros, vão participar da quarta edição do Projeto Kalunga Cidadão. Esta edição será realizada neste sábado, 26 de setembro, na comunidade Kalunga do Riachão e Vão das Almas, no município de Monte Alegre de Goiás, região Nordeste do Estado, a cerca de 450 quilômetros da Capital. O projeto de extensão desenvolve ações comunitárias com adultos e crianças, além de oferecer vários serviços gratuitos aos quilombolas Kalungas da região.

A Coordenação de Inclusão e Permanência também participará do projeto, levando estudantes quilombolas que estudam na UFG para que eles possam dar depoimentos sobre suas experiências, incentivando outros quilombolas a ingressarem na Universidade. Como nas edições passadas, serão oferecidas diversas oficinas promovidas por vários cursos daUFG, além de atendimento jurídico, veterinário e assistência em saúde.

O Kalunga Cidadão nasceu do desejo de alguns professores da UFG que já atuam na Comunidade Kalunga em projetos de extensão e pesquisa. A primeira edição aconteceu em 2011 e a segunda em 2012, ambas na cidade de Cavalcante. No ano passado o projeto foi aceito no Programa de Extensão Universitária PROEXT, do Ministério da Educação, garantindo esta edição e também a de 2016.

Comunidade Kalunga

Os Kalunga são uma comunidade formada por negros que resistiram à escravidão e por outros, alforriados, que organizaram quilombos na região da Chapada dos Veadeiros, nos atuais municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. As três cidades juntas formam o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, que abriga a maior comunidade quilombola rural do Brasil, com uma área de mais de 230 mil hectares.

Fonte: Ascom UFG