Congresso reúne produção de ensino, pesquisa e extensão da UFG

Abertura do Conpeex 2015 será nesta segunda-feira (19/10). O tema Luz, Ciência e Vida comemora o Ano Internacional da Luz

A UFG realiza entre os dias 19 de 21 de outubro a 12ª edição do seu Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). A abertura do evento será no dia 19 de outubro, às 9h no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. A cerimônia também marca a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás 2015.

A conferência de abertura deste ano será ministrada pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato da Universidade de São Paulo (USP/ São Carlos). A palestra Luz, Ciência e Vida, tema do congresso, abordará como a luz está presente em nossas vidas e suas diversas aplicações, mostrando como o desenvolvimento humano se relaciona com o conhecimento produzido pela ciência.

Seis mil pessoas estão inscritas no evento que terá a apresentação de 1.800 trabalhos. O Conpeex é realizado anualmente e hoje é o principal evento acadêmico da universidade. “Esse evento é a oportunidade de mostrar o que é produzido pela UFG, divulgando a produção acadêmica, científica e cultural da instituição, explica a coordenadora científica do evento, Claci Rosso. O tema do congresso - Luz, ciência e vida – celebra o Ano Internacional da Luz, instituído em 2015.

Atrações

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Paralelo à programação serão realizados 78 minicursos voltados a comunidade interna e externa com temas como: esclarecimentos sobre a Vacina HPV, uso de dispositivos móveis na educação e finanças domésticas, entre dezenas de outros. Para participar basta acessar a programação e se inscrever no local do curso. Não é necessário inscrição prévia.

Outro destaque é o Extensão UFG + Saúde + Cultura. O evento que será realizado no dia 19 de outubro das 8 às 14 horas no estacionamento do Araguaia Shopping e durante os dias 20 e 21 de outubro, no Câmpus Samambaia, levará a comunidade diversos atendimentos como orientação quanto à doenças crônicas, como diabete e hipertensão, testagem rápida para doenças como HIV e Hepatite e o uso da música como processo terapêutico.

O Planetário UFG, que este ano comemora 45 anos, estará presente no evento com o Planetário Móvel, que receberá visitas de alunos da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Além de mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários, o Conpeex oferece ainda opções de programação cultural. Entre as apresentações estão o Coro de Câmara da EMAC, Banda Pequi, além de sessões de cinema e mostras fotográficas.

O evento tem parceria do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e vários órgãos de fomento como Caixa Econômica Federal, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Amparo a Pesquisa UFG (Funape), Capes e Banco do Brasil. A Secretaria de Desenvolvimento também participará do Conpeex com uma experiência sensorial com luz. Durante todo o Conpeex, os visitantes poderão conhecer o experimento que será realizado por meio de contêineres com luz de LED.

Diversas mesas-redondas também fazem parte da programação. No período noturno, quase toda a programação é voltada à educação, com a intenção de atrair professores da rede básica e estudantes de licenciatura.

Confira a programação completa http://sistemas.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/site9681/programacao.pdf

Fonte: Ascom UFG