UFG leva serviços de saúde gratuitos à população

Iniciativa, que integra o 12º Conpeex, deve receber cerca de 1500 pessoas para vacinação, testes rápidos de doenças e cuidados em geral com a saúde

Cerca de 1500 pessoas devem receber atendimentos de atenção à saúde realizados pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com as secretarias de Saúde do estado e município. O projeto de extensão Espaço UFG Mais Saúde, iniciado hoje, 19, prossegue com ações até o próximo dia 21, com oferta gratuita de serviços de consulta, vacinação, testes rápidos e informações médicas para a população. Os serviços ocorrem no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia, e também foram realizados no Araguaia Shopping na manhã de hoje, 19.

O Espaço UFG Mais Saúde integra a programação do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), que está em sua 12ª edição. Quem passar pelo local pode realizar nove atendimentos de saúde, entre eles aferir a pressão arterial e medir circunferência abdominal, frequência cardíaca, índice de massa corporal e taxa de glicose. Também são realizadas vacinas contra tétano, difteria, febre amarela, hepatite B, influenza, sarampo, caxumba e rubéola. A programação também orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, com exame de sangue cujo resultado fica pronto entre cinco e 30 minutos.

Os casos considerados de risco são encaminhados com um prontuário médico e ficha de orientações para a unidade de saúde mais próxima à casa do paciente. Segundo o coordenador do projeto, o professor da Faculdade de Enfermagem, Marcos André de Matos,  “as vacinas e os materiais educativos foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Temos uma parceria com o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além termos de uma equipe preparada para fornecer os primeiros atendimentos necessários”.

O coordenador esclareceu que a ação busca dar à população atendimento de saúde integral e não apenas prestação de assistência, pois há  preocupação com a educação e com o aconselhamento. Ilda Barbosa da Silva, paciente que fez os exames e realizou a vacinação. “Meus exames não deram nenhuma anormalidade e o atendimento foi ótimo. Acho que Goiânia precisava mais disso”, afirmou. João Batista Morais, que aguardava na fila dos exames justificou seu interesse: “Como sou hipertenso, aproveitei para medir a pressão. É bom sempre ficar de olho”.

Inauguração

Outra ação que marca da presença do Espaço UFG Mais Saúde no Conpeex 2015 é a inauguração amanhã, às 10h, do ambulatório Sempre Viva que funcionará no Centro de Saúde da UFG. O local terá equipe multiprofissional da Faculdade de Enfermagem da UFG para prestar serviços de atenção à saúde de mulheres, homens e adolescentes, além de oferecer atendimento para portadores de HIV e população GLBT.

Fonte: Ascom UFG