Estudo revela o processo de construção do mito Pedro Ludovico Teixeira

Discursos construídos pelo político durante sua vida e, posteriormente, pela história e pela memória permanecem até os dias atuais

As histórias de Goiânia e do político Pedro Ludovico Teixeira se confundem. A capital do Estado de Goiás se tornou sinônimo de Pedro Ludovico, seu idealizador e construtor, que se consagrou na memória e na história como um mito. A imagem deste político permanece intocável até os dias atuais entre os goianienses em monumentos, emprestando o seu nome para ruas e praças e em sua casa, transformada em museu.

O modo como Pedro Ludovico Teixeira, intencionalmente, agiu para ser lembrado como mito foi o que o professor da Universidade Federal de Goiás, Rildo Bento de Souza, defendeu na tese intitulada  A história não perdoa os fracos: o processo de construção mítica de Pedro Ludovico Teixeira.

De acordo com o professor, o próprio Pedro Ludovico construiu o caminho discursivo que o levou à mitificação.  "Longe de ser um trabalho biográfico e de tentarmos, a todo instante, distanciar o político da sua vida pessoal, a imagem que Pedro Ludovico tentou cristalizar na memória do Estado foi a do político que controlou os destinos de Goiás e deixou um legado importantíssimo com a construção de Goiânia", esclareceu Rildo de Souza em sua tese.

Fonte: Ascom UFG