Macarrão sem glúten é produzido com casca de jabuticaba

Farinha da casca de jabuticaba agrega valor nutricional ao produto

Os resíduos de alimentos tendem a ser descartados por não serem considerados úteis, porém, na Escola de Agronomia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), pesquisadores têm trabalhado com o seu reaproveitamento. Na pesquisa coordenada pela professora Clarissa Damiani, a casca da jabuticaba foi incluída na composição do macarrão sem glúten.

A casca e a semente da jabuticaba representam mais de 50% do fruto, os quais são descartados pela agroindústria, contudo, podem ser reaproveitados como ingredientes para outros produtos industrializados. Em pesquisa realizada pela professora, as cascas foram secas e trituradas, transformando-se em farinha que é incluída na produção de macarrão. A farinha agrega valor nutricional a este produto, visto que possui fibras, antioxidantes e minerais, além da atratividade da cor, explica a pesquisadora.

O desenvolvimento de uma formulação de macarrão sem glúten, a base de farinha de arroz, foi escolhido para a pesquisa por causa do público ao qual é direcionado, pois estes não possuem no mercado uma variedade grande de produtos que atendam àqueles intolerantes ao glúten. A professora Clarissa Damiani esclarece que “a farinha da casca de jabuticaba pode ser colocada tanto numa formulação tradicional de macarrão, seja integral ou não, como também no macarrão a base de arroz”. Outro público que também pode ser contemplado com o produto desenvolvido são as crianças, devido à cor do macarrão que forma um prato atraente.

Fonte: Ascom UFG