Centro de Esportes da UFG oferece aulas gratuitas de badminton

O objetivo da iniciativa é aumentar o número de praticantes do esporte pouco conhecido no Brasil

O Centro de Esportes da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado no Câmpus Samambaia, dispõe aulas gratuitas de badminton para estudantes e para pessoas da comunidade que se disponham a praticar o esporte. Os treinos acontecem todas as terças-feiras das 14h às 16h e aos domingos das 9 h às 12 h. Os interessados devem comparecer no horário das aulas para se inscrever.

Inaugurado no ano passado, o Centro de Esportes da UFG tem a proposta de incentivar a prática esportiva entre a comunidade acadêmica. “Uma das primeiras coisas que nós fizemos questão foi buscar práticas que fugissem do convencional, que não ficassem restritas ao handebol, futsal, basquete ou vôlei. O badminton veio como uma dessas possibilidades”, afirmou coordenador de Esporte e Lazer e professor da Faculdade de Educação Física e Dança, Juracy da Silva Guimarães.

A prática do esporte pode trazer benefícios específicos para a saúde. De acordo com o presidente da Federação Goiana de Badminton e professor de Educação Física, Saulo Soares, o badminton é o esporte de raquete que mais queima calorias e ajuda quem tem problema de déficit de atenção. “Pode ser jogado nas escolas, pois faz a criança manter o foco”, explicou Saulo Soares.

Badminton

O badminton é um esporte olímpico, originário na Índia e muito popular nos países asiáticos e europeus. Semelhante ao tênis, pode ser jogado entre duas duplas ou entre duas pessoas. Os instrumentos utilizados são uma raquete e uma peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca caia no campo do adversário para marcar o ponto. A partida é composta por três sets de 21 pontos cada, a equipe que vencer dois dos três sets, 2x0 ou 2x1, ganha o jogo

Fonte: Ascom UFG