Encontro discute equidade racial

Evento ocorre de 17 a 19 de novembro em Goiânia, marcando o Novembro Negro, mês da consciência negra

A Universidade Federal de Goiás (UFG), a Comissão Provisória da Política de Promoção da Igualdade Racial do Instituto Federal de Goiás (CPPIR/IFG) e o movimento de mulheres negras e de capoeira angola em Goiânia se unem em uma ação interinstitucional para promover o Encontro pela Equidade Racial. O evento será realizado de 17 a 19 de novembro, com o objetivo de problematizar o racismo nas instituições de ensino superior em Goiânia, que oportunize trocas entre o saber técnico-científico e o popular, além de enfatizar a responsabilidade institucional e de promover a equidade racial e a igualdade de direitos.

Entre os destaques da programação estão a oficina sobre “O racismo na assistência a saúde pública: uma reflexão necessária para atuação nas IFES” e os relatos de experiência a respeito da implantação da lei 10.639, que reforça o reconhecimento e valorização da história e cultura negra e afro-brasileira, além da presença do movimento negro, oportunizando a vivência cultural das práticas ancestrais de matriz africana, pelas trocas, saberes, diálogo que versam pelos signos e significados da identidade negra.

Entre as atrações confirmadas está a Escola de Samba Flora do Vale que mantém compromisso social junto a comunidades carentes da Região Leste de Goiânia. Seus enredos trazem temas relacionados à defesa da natureza, exaltando a cultura de Goiás, e à defesa social, com dedicação especial aos meninos de rua.

As instâncias de promoção à equidade racial existentes nas instituições promotoras do evento estarão presentes, além da Superintendência da Promoção da Igualdade Racial (Suppir Goiás) e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Goiás. As entidades representativas dos estudantes (DCE) e dos servidores docentes (Adufg) e técnico-administrativos (Sint-ifes) da UFG realizam o evento.

Fonte: Ascom UFG