Evento promove educação alimentar entre portadores de diabetes

Com a participação de crianças, adolescentes e adultos com diabetes 1 e 2, encontro  destaca questões ligadas aos hábitos alimentares

Aliada à atividade física e medicação, a mudança de hábito alimentar é uma das bases do tratamento da diabetes. Para promover a educação alimentar junto a crianças, adolescentes e adultos com diabetes tipo 1 e 2, o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Nutrição (Peti Nut) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza a partir desta sexta-feira, 20, a segunda edição do Encontro Interativo de Portadores de Diabetes.

O evento oferecerá atendimento a 30 participantes que integram as primeiras atividades amanhã, entre 14h30 e 18h, com palestras sobre temas como “Diabetes e o Cotidiano”, “Mitos e Verdades do cardápio de um portador de diabetes” e “Contagem de Carboidratos”, com a presença de especialistas da área de Endocrinologia e Nutrição. Brindes e materiais também serão distribuídos durante o encontro.

No sábado, 21, às 8h, ocorre oficina culinária para ensinar a preparação de receitas adequadas ao cardápio dos portadores da doença. Opções de lanches, bolos, cookie, saladas, panquecas e arroz integral são alguns dos destaques da aula prática, de acordo com a professora da Faculdade de Nutrição, Rosana de Morais Borges Marques.

Para Marques, o objetivo é dar mais atenção à educação nutricional. “De forma lúdica e com este atendimento em grupo, procuramos promover informação e destacar esses conteúdos que, muitas vezes, são repassados rapidamente nos ambulatórios”, explicou Marques.

Diabetes

É uma doença crônica que pode ser causada por fatores genéticos ou por fatores relacionados ao estilo de vida do indivíduo. Segundo a OMS, em 2014, a prevalência mundial de diabetes foi de 9% em adultos maiores de 18 anos e teve, em 2012, uma estimativa de 1,5 milhões de mortes causadas diretamente pela doença.

Fonte: Ascom UFG