Mídia e Desigualdade é tema de seminários na UFG

Cicilia Peruzzo, professora da Universidade Metodista de São Paulo, ministrará conferência de abertura dos eventos

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe nos dias 8 e 9 de dezembro as atividades do IX Seminário de Mídia e Cidadania e do VII Seminário de Mídia e Cultura. Os eventos são promovidos simultaneamente pelas linhas de pesquisa de Mídia e Cidadania e de Mídia e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFG. Com o tema Mídia e Desigualdade, a proposta dos seminários é discutir questões como inclusão e exclusão, preconceitos, minorias, diversidade cultural e multiculturalismo e as interferências da globalização e da mídia na promoção da desigualdade, a partir da construção de um pensamento crítico e de novas perspectivas para o alcance de uma sociedade igualitária.

A abertura dos seminários terá a presença da professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, Cicilia Peruzzo, uma das principais pesquisadoras na área da Comunicação Social no Brasil. Ela ministrará a conferência Mídia, desigualdade, movimentos sociais, comunicação comunitária e alternativa, no dia 8 de dezembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG.

No mesmo dia, uma mesa com o tema Rupturas Metodológicas para uma Leitura Crítica da Mídia - Projeto Casadinho UFG/UFRJ, mediada por docentes da UFG integrantes do projeto, terá como convidado o pesquisador e professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mohammed ElHajji, cujas pesquisas concentram-se nos fenômenos diaspóricos e migratórios transnacionais. Haverá ainda, às 18h, o lançamento do livro Agenda Latino-Americana Mundial 2016 e da coletânea do projeto Casadinho, intitulada Diásporas Urbanas e Subjetividades Móveis: Migrantes, Viajantes e Transeuntes, organizada pela professora da UFG, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, e pelos professores da UFRJ, Muniz Sodré e Mohammed ElHajji.

A programação traz ainda, no dia 9 de dezembro, às 9h, no mesmo local, o lançamento do filme Araguaia, dirigido por Dagmar Talga, que reconta um pouco a história da Guerrilha do Araguaia e, na sequência, a mesa-redonda com o tema Ditadura, Memória e Desigualdades.

Fonte: Ascom UFG