Inscrições para o SiSU vão de 11 a 14 de janeiro

UFG oferece mais de 6 mil vagas em 140 opções de cursos na Capital e no interior

Começam no próximo dia 11 de janeiro as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não pode ter zerado a redação. Oresultado do Enem será divulgado na sexta-feira, 8 de janeiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página www.sisu.mec.gov.br. O prazo vai até às 23h59 do dia 14 de janeiro e oresultado da chamada única será divulgado no dia 18 de janeiro.

Nesta primeira edição de 2016 do SiSU, a Universidade Federal de Goiás (UFG) vai ofertar 6.345 vagas em 140 opções de cursos nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiás e Jataí. A lista de cursos ofertados está disponível na página www.sisu.ufg.br, no link Termo de Adesão. Na relação também está o peso de cada disciplina do Enem de acordo com o curso escolhido. No ano passado, os cursos mais procurados na UFG foram Medicina e Direito (Goiânia), Engenharia Civil (Catalão), Arquitetura e Direito (Cidade de Goiás) e Medicina (Jataí).

Por meio do sistema informatizado, o candidato escolhe até duas opções de vagas, especificando, em ordem de preferência, instituição, cidade, curso e turno. O sistema indica as notas de corte para cada curso e, até o fim do prazo de inscrição, o candidato pode alterar as opções de curso de acordo com a nota. Também há opção para concorrer pelo Sistema de Reserva de Vagas (Lei nº 12.711/2012), destinado a estudantes de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas.

As matrículas dos candidatos selecionados estão previstas para os dias 22, 25 e 26 de janeiro. Quem não for selecionado pode manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Adesão integral

Em maio de 2014 a UFG aderiu integralmente ao SiSU e no ano passado realizou o primeiro processo seletivo que utilizou o sistema como forma de ingresso para a graduação. A universidade ficou em sexto lugar no ranking de instituições em número de inscritos no SiSU, com quase 175 mil inscrições. Em 2016, participam do sistema 131 instituições públicas de ensino superior brasileiras, que ofertam um total de 228 mil vagas.

“A expectativa é de que muitos candidatos optem pela nossa instituição e se inscrevam nos cursos que oferecemos”, afirma o pró-reitor de Graduação da UFG, Luiz Mello. Além de destacar o aumento no número de vagas em universidades públicas em todo o país, ele considera que o SiSU democratizou o acesso ao ensino superior, com a possibilidade de pleitear vagas em diferentes instituições e cursos usando a mesma ferramenta.