Inscrições para oficina de Braille terminam no dia 8 de janeiro

UFG e Seduce realizam capacitação no sistema que permite a escrita e a leitura por pessoas com deficiência visual

Terminam na próxima sexta-feira, 8 de janeiro, as inscrições para a Oficina de Leitura e Escrita em Braille, realizada pela parceria entre a Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG) e a Secretaria Estadual de Educação, Cultura, e Esporte (Seduce). A oficina será ministrada entre os dias 11 e 15 de janeiro, das 8h30 às 11h30, na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, que fica no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica.

As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral – com ou sem deficiência visual – e podem ser feitas na sede da biblioteca ou pela internet. O link com o formulário online está disponível na página www.fic.ufg.br. Não há exigência de conhecimento prévio no Sistema Braille nem nível de escolaridade. Os participantes receberão certificado ao final da capacitação.

A oficina será ministrada por uma estudante do curso de Biblioteconomia da UFG, dentro de um projeto da disciplina de Estágio Curricular, e pela bibliotecária Maria Eunice Soares Barbosa, responsável pela Biblioteca Braille e ex-aluna da UFG. Na oficina serão ensinados os caracteres do Sistema Braille, formado por pontos em alto-relevo, e a escrita por meio de instrumentos como a reglete e o punção, com os quais são feitas as marcações no papel.

Código universal

O Sistema Braille foi criado em 1825 pelo francês Louis Braille. A partir de células com seis pontos de preenchimento são feitas as combinações que formam letras, números e sinais de pontuação. O método, utilizado em todo o mundo, permite a escrita em alto-relevo e a leitura tátil de qualquer texto, incluindo simbologias matemáticas, científicas e musicais.

A Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo é referência na região Centro-Oeste na oferta de material adaptado a pessoas com deficiência visual. O acervo tem 1,8 mil títulos em Braille, totalizando 5 mil volumes. Possui ainda uma audioteca, que disponibiliza 250 títulos gravados em fita cassete, que podem ser ouvidos em cabines individuais.