UFG abre processo de seleção para estudantes quilombolas, indígenas e surdos

Inscrições vão de 11 a 29 de janeiro

Começam na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, as inscrições para modalidades especiais de seleção para cursos de graduação na Universidade Federal de Goiás (UFG): oprograma UFGInclui, destinado a integrantes de comunidades indígenas e de negros quilombolas que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública; e o curso de Letras/Libras (licenciatura) para candidatos surdos.

No programa UFGInclui, a seleção é feita com base nos resultados obtidos pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme o ano especificado no ato da inscrição (2015, 2014, 2013 ou 2012). O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Já o candidato surdo que se candidatar a uma vaga no curso de Letras/Libras deverá fazer uma prova de múltipla escolha e uma redação no dia 6 de março. O resultado também será divulgado no dia 11 de março.

A Prograd ressalta que para concorrer a vaga, os candidatos deverão enviar até o dia 1º de fevereiro a declaração de pertencimento e

Número de vagas

Por meio do UFGInclui é criada uma vaga extra para ser disputada por negros quilombolas e outra por indígenas em cada um dos 140 cursos de graduação oferecidos pela Universidade, desde que haja demanda desses candidatos. Há opções em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás.

Para os candidatos surdos, provenientes ou não de escola pública, são ofertadas 15 vagas no curso de Letras/Libras, na modalidade licenciatura, no turno noturno.

Cursos com verificação de habilidades tem seleção por edital próprio

Começam também no dia 11 de janeiro, as inscrições para cursos que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). Esses cursos não estão disponíveis no SiSU, mas utilizam as notas do ENEM para seleção dos candidatos que farão as provas de VHCE.

Devem realizar a VHCE aqueles que concorrem a vagas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Teatro (licenciatura), Música (bacharelado e licenciatura) e Musicoterapia.  São ofertadas 155 vagas, todas em Goiânia. O candidato tem até o dia 29 de janeiro para fazer a inscrição, exclusivamente pela página do Centro de Seleção da UFG (www.cs.ufg.br), onde também estão disponíveis os editais dos processos seletivos, os respectivos cronogramas e os programas das provas práticas.

A prova de VHCE será realizada nos dias 7 e 8 de março. A seleção será feita por bancas examinadoras constituídas por professores designados pelo Centro de Seleção daUFG. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 18 de março.

Confira o cronograma completo do processo seletivo.

Fonte: Ascom UFG