Quilombolas, indígenas e surdos podem concorrer a uma vaga na UFG

São oferecidas vagas nos 140 cursos de graduação em Goiânia e no interior

Termina na próxima sexta-feira, 29 de janeiro, o período de inscrições para o programa UFGInclui, destinado aos integrantes de comunidades indígenas e de negros quilombolasque tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e aos candidatos surdos interessados em fazer o curso de Letras/Libras (licenciatura). A inscrição deve ser feita napágina do Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (www.cs.ufg.br), onde também pode ser consultado o edital com o programa das provas práticas.

Por meio do UFGInclui é criada uma vaga extra para ser disputada por quilombolas e outra por indígenas em cada um dos 140 cursos de graduação oferecidos pela Universidade em todas as suas regionais – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás. Para os candidatos surdos, provenientes ou não de escola pública, são oferecidas 15 vagas no curso de Letras/Libras no turno noturno.

A seleção pelo UFGInclui é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida no ano especificado pelo candidato no ato da inscrição (2015, 2014, 2013 ou 2012). A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ressalta que, para concorrer à vaga, o candidato deve enviar o formulário de declaração da comunidade indígena ou quilombola até o dia 1º de fevereiro. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Já o candidato surdo que se candidatar a uma vaga no curso de Letras/Libras deverá fazer uma prova de múltipla escolha e uma redação no dia 6 de março. O resultado preliminar será no dia 11 de março.

Inscrições para cursos da UFG que exigem prova prática terminam essa semana

Também se encerram no próximo dia 29 de janeiro as inscrições para cursos que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) – Arquitetura eUrbanismo, Teatro (licenciatura), Música (bacharelado e licenciatura) e Musicoterapia. São ofertadas 155 vagas, todas em Goiânia. Esses cursos não são disponibilizados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas utilizam as notas do Enem para seleção dos candidatos que farão as provas práticas.

As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Centro de Seleção da UFG. A prova de VHCE será realizada nos dias 7 e 8 de março e o resultado será divulgado no dia 18 de março.

Fonte: Ascom UFG