Professora da UFG é eleita para Academia Brasileira de Ciências
Todo ano entidade reconhece a contribuição de jovens pesquisadores brasileiros para o avanço científico
A professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (FF-UFG), Carolina Horta Andrade, foi eleitacomo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período 2016-2020. A eleição anual feita pela ABC reconhece o talento de jovens pesquisadores de todas as regiões do país, com destaque nos cenários nacional einternacional. A posse será em maio, no Rio de Janeiro.
“Me sinto muito feliz e honrada em ver que o trabalho desenvolvido na UFG está sendo reconhecido por uma instituição tão importante, colocando a Universidade em meio a discussões de políticas públicas para o avanço científico”, considera aprofessora. Carolina vai participar de reuniões periódicas e de eventos promovidos pela ABC com o objetivo de discutir assuntos de relevância nas áreas de ciência e tecnologia.
Suas principais contribuições concentram-se na área de Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, principalmente buscando novos fármacos para doenças tropicais negligenciadas, como esquistossomose, doença de Chagas, leishmaniose, malária e tuberculose. Em 2014, Carolina recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência, da L’Oreal-Unesco-ABC, na área de Ciências Químicas, e, no ano passado, o prêmio International Rising Talents, da Fundação L’Oreal eUnesco.
Fundada em 1916, a ABC é uma entidade não governamental com foco no desenvolvimento científico do país, promovendo a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Por meio damobilização da comunidade científica, a ABC atua junto aos poderes constituídos, visando o avanço científico etecnológico nacional e o incentivo à inovação.
Source: Ascom UFG