UFG promove ação para eliminar criadouros do Aedes aegypti

Caminhada Ecológica percorrerá unidades acadêmicas da Praça Universitária nesta sexta-feira

Dando continuidade às ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promove nesta sexta-feira, 4 de março, a partir das 9h30, a 4ª Caminhada Ecológica contra o Aedes aegypti. A concentração será no estacionamento das faculdades de Enfermagem (FEN) e de Nutrição (Fanut), na Praça Universitária. Toda a comunidade está convidada a participar da mobilização, que terá a presença do reitor Orlando Amaral, de pró-reitores e de diretores de unidades acadêmicas.

Munidos com luvas e sacos plásticos, os participantes vão vistoriar áreas internas das unidades para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Também será distribuído material gráfico com informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e as formas de combatê-lo. A ação será encerrada na Casa do Estudante Universitário (CEU). O objetivo é tornar a instituição uma zona livre do mosquito.

A Caminhada Ecológica promovida pela UFG faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, do governo federal, que pretende reduzir o índice de infestação do mosquito para menos de 1% nos municípios brasileiros até o fim de junho. A mobilização envolve três frentes de trabalho: prevenção e combate ao mosquito, melhoria da assistência às gestantes e às crianças, bem como a realização de estudos e pesquisas na área.

#UFGAedesZero
Para auxiliar as ações, a UFG está testando um aplicativo para dispositivos móveis que poderá ser usado por toda a comunidade universitária. Criado pelo Grupo Interdisciplinar de Ações contra a Dengue (GIAD), com design do MediaLab, o aplicativo permitirá que o usuário registre possíveis criadouros do mosquito e, se for o caso, solicite intervenção no local. As informações fornecidas pela comunidade subsidiará o mapeamento dos focos do Aedes aegypti na Universidade, tanto em Goiânia quanto nas regionais Catalão, Jataí e Goiás.

Na próxima segunda-feira, 7 de março, também será realizada uma reunião com os servidores designados por suas unidades e órgãos para atuarem como agentes locais no combate ao mosquito. Serão discutidos os detalhes de como esses agentes poderão contribuir nas vistorias semanais e como proceder em seus locais de trabalho para solicitar ajuda na eliminação de criadouros.

Source: Ascom/UFG