Grupo de escoteiros da UFG será inaugurado neste sábado (5/3)
Atividades são voltadas para crianças e adolescentes dos 6 aos 21 anos; adultos podem participar como voluntários
O Grupo de Escoteiros Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), será oficialmente inaugurado neste sábado, 5 de março, às 15h, na Escola de Engenharia, na Praça Universitária. O grupo já se reúne desde o começo de fevereiro, mas neste fim de semana será realizada a solenidade de formalização, além de atividades com as crianças e os adolescentes que já participam do grupo. Na cerimônia os dirigentes fazem a promessa escoteira e recebem uma insígnia e um lenço.
Projeto de extensão do Hospital das Clínicas da UFG, o Grupo de Escoteiros Ipê Amarelo é voltado para crianças e jovens dos 6 aos 21 anos, filhos de servidores da instituição ou da comunidade. Adultos podem participar como voluntários, tendo ou não experiência no escotismo. Eles recebem capacitação para desenvolver atividades com os mais novos. Os encontros acontecem aos sábados, das 15h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ipeamareloufg@gmail.com
O grupo criado na Universidade já possui uma alcateia – denominação dada às crianças dos 6 anos e meio aos 11 anos de idade, chamados de lobinhos – e uma tropa escoteira, com integrantes dos 11 aos 14 anos. Eles desenvolvem uma série de atividades monitoradas, como jogos que estimulam competências específicas, espírito de equipe e coordenação motora. “A atividade escoteira visa desenvolver o caráter da criança em termos de moral, de civismo, de respeito ao próximo, complementando a educação formal”, explica Maria José Almeida, presidente do Ipê Amarelo e professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae).
Para a inscrição é cobrada uma taxa mensal de R$ 20 para cobrir despesas com material e uma taxa anual em torno de R$ 100 para se associar à União dos Escoteiros do Brasil, que dá direito à carteirinha de escoteiro e a um seguro pessoal.
Escotismo
Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A proposta é contribuir para que o jovem assuma o seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades como indivíduo, cidadão responsável, participante e útil em sua comunidade.
Para alcançar seus objetivos, o escotismo prega o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Source: Ascom/UFG