Campanha do Dia Mundial do Rim tem como alvo as crianças
UFG realizará ação no domingo para conscientizar população sobre a necessidade de prevenir a doença renal na infância
Em alusão ao Dia Mundial do Rim, a Liga Acadêmica de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG) e o projeto de extensão Prevenção da Doença Renal Crônica vão realizar uma campanha de conscientização no próximo domingo, 6 de março, às 16h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Com o tema “A prevenção da doença renal começa na infância”, a mobilização deste ano tem como alvo as crianças. Haverá aferição da pressão arterial, além de distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas.
Caracterizada como a perda progressiva e irreversível das funções renais, a Doença Renal Crônica (DRC) na infância é diferente dos adultos, sendo as anomalias congênitas e as doenças hereditárias os diagnósticos mais frequentes. Crianças com lesão renal aguda podem desenvolver hipertensão e doença renal crônica na vida adulta, o que exige tratamento com diálise ou transplante. Dificuldade para crescer e ganhar peso, anemia, alteração no volume urinário e na pressão arterial são alguns dos sinais de alerta para que um médico seja procurado.
Medidas simples podem prevenir a DRC desde a infância. Manter uma alimentação saudável, beber muita água e praticar atividades físicas são alguns dos hábitos que devem ser estimulados pelos pais ou responsáveis. Além disso, é preciso estar atento a infecções urinárias recorrentes e controlar o diabetes infantil e a pressão arterial. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada caso o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas.
Conscientização
O Dia Mundial do Rim é comemorado oficialmente no dia 10 de março. A data é lembrada por instituições nacionais e internacionais da área da saúde com eventos e ações de conscientização para divulgar informações acerca da prevenção das doenças renais. Nos últimos três anos, pontos turísticosdo país também foram iluminados com as cores azul e vermelho para chamar a atenção para a necessidade de adotar hábitos saudáveis que contribuam para a campanha.
Mais informações podem ser obtidas no www.diamundialdorim.com.br.
Source: Ascom/UFG