Infocentro na UFG possibilita inclusão digital de idosos

Associação oferece cursos e acesso a computadores para população em geral

A cidade de Catalão tem mais de 90 mil habitantes, no entanto parte significativa dessa população ainda é excluída digitalmente. Atentos a essa realidade e visando romper com o processo de reprodução das condições de miséria, desesperança e falta de perspectivas das populações carentes, professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Catalão, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) possibilitaram a implantação de um centro de inclusão digital na cidade, com a criação da Associação Infocentro e Cultura Digital de Catalão (Assincat), instalada em 2015 na Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Regional Catalão da UFG.

Apesar de ser aberta a toda comunidade catalana, o foco do Infocentro vem sendo a promoção da inclusão digital de alunos da terceira idade. “Notamos que existe alta carência por parte desse público no conhecimento inicial sobre o uso de computadores”, afirma o coordenador da Assincat. Há ainda turmas de cursos específicos para artesãos e pequenos empreendedores, que compreendem tanto noções básicas de informática, como o uso das redes sociais e a criação de sites para a promoção de negócios. “Sabe-se que esse público é de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico do Município, sendo essencial o fomento e expansão dos negócios desses alunos”, ressalta o coordenador da Assincat, André Carlos Silva.

“Trata-se de uma iniciativa fundamental para incrementar a educação da população, assegurar a preservação cultural, iniciar a requalificação profissional de trabalhadores e incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade”, detalha Silva. Em funcionamento desde o mês de junho, o local oferece gratuitamente cursos voltados à inclusão digital, como nivelamento básico, internet, uso do Pacote Office e cursos mais avançados para públicos específicos, como Wix Web Design e AutoCad. São oferecidos também horários livres e abertos àqueles que necessitam utilizar a internet ou os computadores para desenvolver algum tipo de trabalho. Os professores são alunos graduandos e mestrandos da própriaUFG, que possuem bolsa da Fapeg para se dedicarem às atividades do projeto.

Fonte: Ascom UFG