Piquenique busca promover troca de experiências sobre Síndrome de Down

Atividade integra programação do II Seminário sobre Síndrome de Down promovido pela UFG

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Downserá realizado neste sábado (19/03), a partir das 14h30, no jardim japonês do Parque Flamboyant, o “I Piquenique Síndrome de Down: lindo de viver!”. A atividade busca a troca de experiência entre pais e pessoas com Síndrome de Down. Haverá contação de histórias, apresentações de dança, pintura de rosto e as pessoas poderão praticar slackline. A participação é gratuita e aberta à população. Os interessados podem levar lanche para integrar o piquenique. No local, serão distribuídos suco e algodão doce.

piquenique abre a programação do II Seminário sobre Síndrome de Down, realizado pelo Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade (SINAce), da Universidade Federal de Goiás (UFG).  No dia 21 de março, às 8h15, no auditório da Escola de Engenharia Cívil e Ambiental (EECA), localizada no Câmpus Colemar Natal e Silva, na Praça Universitária. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas enviando o nome completo para o e-mail acessibilidadeufg@gmail.com. Os participantes receberão certificado.

O evento promoverá um debate sobre o tema “Educação Inclusiva: direitos, propostas e realidade do aluno com Síndrome de Down” com a Promotora de Justiça Simone Disconci de Sá Campos e o representante da Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte da Prefeitura de Goiânia, Euder Arrais Barreto.

Educação Inclusiva

Segundo a diretora do Núcleo de Acessibilidade da UFG, Vanessa Helena Santana Dalla Déa, apesar de a inclusão escolar estar assegurada nas leis, na realidade ainda deixa muito a desejar. “Por esse motivo é importante discutir a Educação Inclusiva, proporcionando conhecimento sobre os direitos das pessoas com Síndrome de Down na escola regular, apresentando propostas de efetivação da inclusão nas escolas de rede municipal e explicitando a experiência dos alunos com Síndrome de Down na educação inclusiva”, esclarece. Ela ainda explica que o evento resultará em um relatório que será disponibilizado para todos os participantes, objetivando fortalecer e buscar políticas públicas para o seguimento.

Fonte: Ascom UFG