Grupo Escoteiro Ipê Amarelo promove acampamento durante feriado

Crianças e adolescentes participarão de jogos e atividades lúdicas monitoradas

Projeto de extensão do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), o Grupo Escoteiro Ipê Amarelo realiza seu primeiro acampamento, entre 24 e 27 de março, na Chácara Quinta dos Pinheiros, saída para Inhumas. Durante os quatro dias, lobinhos (crianças de 6,5 a 11 anos) e escoteiros (de 11 a 14 anos) vão participar de uma programação diversificada que envolve atividades físicas, jogos lúdicos e trabalhos manuais. Tudo será monitorado pelos chefes do grupo.

Os encontros do Grupo Escoteiro Ipê Amarelo acontecem desde fevereiro, aos sábados, das 15h às 17h, na Escola de Engenharia da UFG. As atividades são abertas a toda comunidade. Podem participar crianças a partir dos 6 anos e meio de idade. Adultos podem se inscrever como voluntários, tendo ou não experiência no escotismo. Eles recebem capacitação para desenvolver o trabalho com os mais novos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ipeamareloufg@gmail.com.

O escotismo estimula competências específicas, espírito de equipe e coordenação motora. A presidente do Ipê Amarelo e professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), Maria José Almeida, explica que as atividades são desenvolvidas conforme a faixa etária, voltadas para a construção do caráter, o respeito e a cidadania. “O escotismo complementa a educação formal, principalmente por transmitir valores éticos e morais, como o respeito ao próximo e ao meio ambiente”.

Sempre alerta
Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A proposta é promover o desenvolvimento físico, moral e intelectual do jovem, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades como indivíduo, cidadão responsável, participante e útil em sua comunidade.

Para alcançar seus objetivos, o escotismo prega o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Fonte: Ascom UFG