Casa de Cora Coralina abre hoje nova exposição

Data: 22 de abril de 2016

Fonte/Veículo: Jornal O Popular (Caderno Magazine)

Link direto da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/casa-de-cora-coralina-abre-hoje-nova-exposi%C3%A7%C3%A3o-1.1073508 

 

As palavras de Cora Coralina voltam a preencher, a partir de hoje, a casa da ponte da Lapa. Elas vão entrar pela porta das visitas, ganhar paredes e até a água da bica e o ar fumegante da cozinha. O evento que marca o retorno está marcado para começar às 19 horas entre as paredes que abrigaram Cora (1889-1985) e se tornaram museu há 27 anos.

O museu está aproveitando a marca de 60 anos desde que a escritora voltou a viver na cidade de Goiás, em 1956, para inaugurar seu novo expográfico com a exposição fixa Cora Coralina – Coração do Brasil. “Esta é a quarta renovação da mostra permanente. Elas são sempre motivadas em datas importantes”, explica a diretora do museu, Marlene Vellasco.

Além de manter elementos que remetem à vida da artista, o museu agora terá instalações e projeções que farão o visitante imergir na obra de Cora Coralina. “A nova experiência é sensorial. A ideia é resgatar a vivacidade. É a poesia para se ver, ouvir e sentir”, explica o professor Cleomar Rocha, coordenador do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) da UFG.

O Media Lab foi convidado a conceber a proposta da nova exposição. Foram cerca de quatro meses de trabalho, desde a primeira reunião até a finalização do trabalho. O resultado destaca projeções de versos e vídeos em cinco ambientes do museu. “O projeto retoma a ideia de que a poesia está nas paredes, na água da bica, na fumaça do fogão onde Cora fazia seus doces”, cita o professor.

Categorias: clipping