SES-GO e Fiocruz de Brasília discutem criação da rede de escolas de saúde pública da região Centro-Oeste

Data: 12 de maio de 2016

Fonte/Veículo: Portal SES-GO

Link direto da notícia: http://www.saude.go.gov.br/view/4459/ses-go-e-fiocruz-de-brasilia-discutem-criacao-da-rede-de-escolas-de-saude-publica-da-regiao-centro-oeste

A formação da rede de escolas de saúde pública da região Centro-Oeste e a viabilização dos cursos de especialização em Direito Sanitário e mestrado em Políticas Públicas em Saúde deram mais um passo hoje, 12 de maio, com as discussões que aconteceram entre uma equipe de técnicos e pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, a superintendente Irani Ribeiro e o grupo técnico da Escola de Saúde Cândido Santiago.

Durante a reunião, realizada na sede da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, foi iniciado processo de sistematização das ações de parceria e a organização de um encontro dos centros formadores de Goiás e, em seguida, de outros estados que compõem a região Centro-Oeste, com data prevista para o segundo semestre deste ano. Também foi firmado o compromisso de se iniciar discussões sobre outras ações possíveis, envolvendo as duas instituições. A superintendente Irani Ribeiro se comprometeu a buscar recursos financeiros para viabilizar os acordos cooperativos sempre com o propósito de fortalecer as ações de ensino e serviço.

A futura rede deve ser composta por escolas de saúde pública dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Fiocruz de Brasília. Também deverão fazer parte as Escolas de Saúde Pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além da Universidade Federal de Goiás e a Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Orientada pela Fiocruz, a SEST-SUS de Goiás deverá ser a referência das demais no processo de formação dos trabalhadores do sistema de saúde de toda a região Centro-Oeste.