GO: Universidade Federal de Goiás recebe encontro para discutir manejo e contro de doenças de canaviais irrigados

Data: 16 de maio de 2016

Fonte/Veículo: Site "Página Rural"

Link direto da notícia: http://www.paginarural.com.br/noticia/228510/universidade-federal-de-goias-recebe-encontro-para-discutir-manejo-e-contro-de-doencas-de-canaviais-irrigados 

 

Goiânia/GO

O 26º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar  (Gifc) será realizado na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA-UFG), em Goiânia, no dia 19 de maio

“Manejo de irrigação, fertirrigação e controle de doenças e canaviais irrigados e fertirrigados” é o tema do 26º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – Gifc, que será realizado na Escola de Agronomia da Universidade Federal do Goiás (EA-UFG), em Goiânia, no dia 19 de maio (quinta-feira).

O evento reúne especialistas, pesquisadores e representes de empresas e usinas do setor sucroenergético que irão discutir as seguintes questões, fundamentais para o bom manejo da cana-de-açúcar irrigada e fertirrigada: “Quais são as complementações nutricionais necessárias para áreas fertirrigadas com vinhaça?” e “Cana-de-açúcar irrigada é mais suscetível a doenças? Quais as diferenças do controle em relação à cana de sequeiro?”.

Entre os palestrantes convidados estão Glauber José de Castro Gava, pesquisador da Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, que falará sobre Otimização do uso da vinhaça como fator nutricional”; Ricardo Giacomini Chapola, pesquisador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar Ridesa Ufscar, que tratará do Manejo de Ferrugem e Podridão do Abacaxi em canaviais irrigados e fertirrigados; e Osvaldo Arce de Brito, engenheiro agrônomo da Hidroeng, que discutirá o “Manejo operacional da vinhaça”.

O encontro ainda contará com a palestra de Bruno Teixeira, gerente agrícola da Destilaria Vale Do Paracatu Agroenergia, sobre a experiência da empresa com irrigação de cana-de-açúcar, além de apresentação do Gifc sobre o Pdat – Plano de Desenvolvimento e Aplicação Tecnológica, promovido em parceria com centros de pesquisa e que oferece soluções e serviços tecnológicos para as usinas associadas ao Gifc.

Sobre o Gifc
Sediado em Ribeirão Preto (SP), o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar - Gifc é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. Criado em 2012, o grupo promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas.  Entre os associados estão representantes de mais de 20% das unidades em operação no País. Participam dos encontros realizados pelo Gifc produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar.

A sustentação financeira do Gifc se dá por meio de patrocínio de empresas fabricantes de sistemas e acessórios de irrigação, bem como de serviços ligados à irrigação. São elas: NaanDanJain, IrrigaBrasil, Valley, Basf, Joplas Sudeste, Metos Brasil, Netafim, Petrofisa , Hidro-Ambiental, Stringal Hurner e Irrigabras.


SERVIÇO

Evento: 26º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar
Data: 19/05/2016 (quinta-feira)
Início: 8 horas
Local: Auditório do Centro de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar da Universidade Federal de Goiás – Goiânia
End.: via Goiânia/Nova Veneza (GO 462), Km 0 - Campus Samambaia

Categorias: clipping