Projeto sobre escravidão em Goiás é tema de exposição em Jataí

Data: 16 de maio de 2015

Fonte/Veículo: Diário do Congresso

Link direto da notícia: http://diariodocongresso.com.br/novo/2016/05/projeto-sobre-escravidao-em-goias-e-tema-de-exposicao-em-jatai/ 

 

transportedeescravos

O projeto Os últimos anos da escravidão em Goiás: conflitos, acordos e expectativas nos caminhos da abolição, fomentado pela Chamada Pública 05/2012 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), tem gerado resultados e levará conhecimento e cultura à população de Jataí. Nesta segunda-feira, dia 16, será lançada uma exposição fotográfica e documental baseada em parte dos resultados obtidos pela pesquisa. Será realizada também, durante o lançamento, uma roda de conversa com a professora Clarissa Adjuto Ulhoa.

A exposição estará aberta à visitação até meados de agosto e será realizada no Museu Histórico de Jataí. Segundo o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), regional Jataí, Murilo Borges, que é o coordenador da pesquisa, sem o apoio da Fapeg o projeto seria inviável. “Foi por meio do fomento da Fundação que tivemos condições de realizar as viagens necessárias para colher a documentação que precisávamos, além de possibilitar a aquisição de equipamentos para leitura e arquivamento dos documentos”, explicou.

O professor ainda ressalta que a intenção da exposição é levar à maior quantidade de pessoas possível o resultado da pesquisa. “Com a exposição podemos focar a importância de se estudar escravidão em Goiás e discutirmos o passado e o presente a partir da história da escravidão”, afirma.

A exposição analisa os anos finais da escravidão na Província de Goiás, em especial, o período compreendido entre os anos de 1871 e 1888, momento de intensas discussões sobre a liberdade dos escravizados. A mostra é composta por fotografias, painéis, textos explicativos e material audiovisual. Todo o acervo gerado pela pesquisa, que se encerrará no próximo mês de julho, ficará disponível para o curso de História da UFG-Jataí.

Categorias: clipping