12ª Semana da Europa leva 12 filmes ao Cine Cultura

Data: 19 de maio de 2016

Fonte/Veículo: 

Link direto da notícia: http://www.ohoje.com.br/noticia/cultura/n/119506/t/12%C2%AA-semana-da-europa--leva-12-filmes-ao-cine-cultura 

 

Nilo Borges e Ricardo Roqueto conduzem debates, hoje (19) e no dia 23, após sessões de documentários

 

OCine Cultura, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), sedia, de 19 a 25 de maio próximo, a 12ª Semana da Europa, com uma programação diversificada do Festival de Cinema Europeu, composta por 12 filmes e dois debates. O evento tem entrada gratuita.

A Semana da Europa é uma promoção da Eunic Brasil – Associação dos Institutos Culturais e Embaixadas de países da União Europeia e da Delegação da União Europeia no Brasil. A iniciativa teve início em abril e segue até julho com atividades culturais distribuídas em 11 capitais brasileiras. No roteiro, estão concertos de música clássica e popular, eventos acadêmicos, exposições, o Festival de Cinema Europeu, e, somente em Brasília, o tradicional Bazar Europeu e a Corrida União Europeia. 

Em Goiânia, o circuito começa, hoje (19), com Nilo Borges – técnico audiovisual do Cine UFG desde 2010 – conduzindo o debate após a sessão do documentário Só o Melhor Para o Nosso Filho (Paises Baixos), de Monique Nolte, que será exibido às 18h30. No filme de Nolte, Kees tem 49 anos, é autista e ainda mora com seus pais. O amor deles oferece a Kees a possibilidade de se desenvolver como um adulto relativamente independente. Mas o que acontecerá quando os pais do Kees, agora com 80 e 83 anos, não puderem mais cuidar dele? A cineasta Monique Nolte acompanha as tentativas dos pais do Kees de criar um futuro perfeito para o filho autista. 

O segundo debate será na segunda-feira (23), com Ricardo Roqueto, depois da sessão do filme francês Hope, de Lojkine Boris, que será exibido às 18h30. Nesse drama, Léonard salva Hope da morte em pleno deserto do Saara. Ele é camaronês; ela, nigeriana, e os dois desejam abandonar a África e alcançar a Europa. Defendendo-se dos perigos da área hostil, eles firmam uma parceria que, logo, evolui para romance. O filme foi premiado na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2014 e recebeu também o Prêmio da Crítica no Festival de Hamburg.

Ricardo Roqueto é músico e produtor audiovisual, com bacharelado em Comunicação Social pela UFG. Atua como produtor cultural no Instituto Federal de Goiás (IFG), coordenando o Teatro do Campus Goiânia.

 

SERVIÇO

12ª Semana da Europa

Quando: De 19 a 25 de maio

Local: Cine Cultura (Praça Cívica, nº 2)

Telefone: (62) 3201-4670

Entrada gratuita

Outras informações: http://www.semanadaeuropa.org/#!blank-3/endmz 

Categorias: clipping