Estado e municípios debatem inclusão de 14 leitos de UTI

Data: 20 de maio de 2016

Fonte/Veículo: Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Link direto da notícia: http://www.saude.go.gov.br/view/4513/estado-e-municipios-debatem-inclusao-de-14-leitos-de-uti

Estado e municípios debatem inclusão de 14 leitos de UTI

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) reúnem-se nesta sexta-feira, 20 de maio, no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, para discutir e pactuar questões relacionadas à assistência à saúde. Entre os temas a serem debatidos e referendados estão o cadastramento de três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tipo 2 pediátrica e de dois leitos de UTI tipo 2 adulto na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, e de outros nove leitos de UTI tipo 2 no Centro Médico Hospitalar Dona Latifa, de Inhumas.

As discussões e encaminhamentos acontecerão na 4ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste ano. A comissão é composta pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, pelos seis superintendentes da SES-GO e por sete representantes do Cosems. Na oportunidade, os participantes também discorrerão sobre outras questões, entre as quais o repasse mensal de R$ 40 mil para o Fundo Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia para custeio de médicos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia; o financiamento do Programa de Proteção à Gestante, conhecido como Teste da Mamãe; e a regulamentação do repasse de valores de cirurgias eletivas para o Hospital Municipal de Nerópolis.

Xeroderma Pigmentoso

A 4ª reunião da CIB também debaterá uma questão que acomete mais de 200 pessoas que residem no povoado de Araras, em Faina. Os componentes da comissão analisarão a inclusão do Xeroderma Pigmentoso (XP) no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). Na prática, a decisão significa o reconhecimento oficial desta doença rara pelo sistema de saúde em Goiás.

A gerente de Programas Especiais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), Edna Coven, assinala que a inclusão do Xeroderma Pigmentoso no Sinan possibilitará que a SES-GO dimensione a população que tem a doença. Este fato, acrescenta, é fundamental para a tomada de decisões, repasse de recursos financeiros, estruturação de novos serviços e a organização da assistência à saúde.

O Xeroderma Pigmentoso é uma doença congênita grave que se manifesta por meio de lesões e de tumores na pele. Os portadores da enfermidade - normalmente filhos de casamentos consanguíneos – não podem ficar expostos à radiação solar. As pesquisas feitas até agora revelam que estas pessoas têm 1.000 vezes mais possibilidade de desenvolver o câncer cutâneo e 20 vezes mais probabilidade de apresentarem tumores malignos sólidos.

Desde 2010, a equipe do Hospital Alberto Rassi (HGG), coordenada pela médica Sulamita Costa Wirth Chaibu, chefe da Seção de Dermatologia da unidade, presta atendimento médico, psicológico e social aos portadores de XP. Os casos extremamente graves, em que os pacientes apresentam câncer ou lesões nos olhos, são encaminhados para o Hospital Araújo Jorge e para o Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.

Categorias: clipping