UFG apresenta projeto que busca medicamento contra Zika vírus

Data: 19 de maio de 2016

Fonte/Veículo: 

Link direto da notícia: http://portal730.com.br/saude-e-ciencias/ufg-apresenta-projeto-que-busca-medicamento-contra-zika-virus 

 

zikav

A Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentou nesta quinta-feira (19) o projeto Open Zika, que é realizado em parceria com a World Community Grid (WCG), da IBM. O objetivo é unir esforços de instituições nacionais e internacionais para identificar substâncias com potencial para tratar o Zika vírus.

O projeto deverá acelerar as triagens virtuais de computadores para formar a base de medicamentos para exterminar o vírus, que está ligado a doenças neurológicas. De acordo com a coordenadora do Open Zika, a professora da faculdade de Farmácia da UFG, Carolina Horta, o projeto contribuirá para reduzir o tempo de pesquisa para encontrar o remédio que combata o vírus.

“Isso demoraria em média uns dois anos. Com o World Community Grid da IBM nós conseguiremos essa etapa para pelo menos seis ou sete meses, ou seja, nós vamos conseguir acelerar bastante essa pesquisa na busca de um novo medicamento para o Zika. Pelo menos uns três anos a menos a gente consegue reduzir nesse processo de dez a 15 anos pra gente acelerar a busca da medicação pro Zika”, revela.

A novidade é que qualquer pessoa poderá ajudar na pesquisa como voluntário. Para isso, basta baixar o aplicativo no computador ou no celular. Quando estes estiverem inativos, automaticamente passam a realizar experimentos virtuais para os cientistas, como explica Carolina Horta.

“Esse aplicativo então vai utilizar os recursos do seu computador ou do seu celular sempre que você não estiver utilizando. Ele vai utilizar para fazer então os cálculos que a gente precisa dessas simulações computacionais na busca de um medicamento para o Zika”, afirma.

Para baixar o aplicativo e se tornar um voluntário contra o vírus, basta acessar o site do Open Zika e realizar o cadastro. 

Com informações do repórter Jerônimo Junio

Categorias: clipping