Projeto busca compartilhar informações sobre doença de Parkinson

Evento reúne especialistas, pacientes, familiares, cuidadores, estudantes e profissionais da saúde na UFG

O Projeto Vibrar Parkison, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Integrado de Neurociência (IINeuro), realiza, no próximo dia 2 de abril, a segunda edição de seu Ciclo de Palestras. Criado com o objetivo informar sobre a doença de Parkinson, divulgar os tratamentos e terapias disponíveis e debater a qualidade de vida dos portadores, o evento ocorrerá no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, a partir das 8h da manhã.

O Ciclo de Palestras é destinado a portadores da doença de Parkinson, familiares, cuidadores, estudantes e profissionais da saúde. A atividade visa informar com abordagem e linguagem adequadas sobre Parkinson, diminuindo o desconhecimento em relação à doença. A atividade ocorre no mês em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, instituído pela Organização Mundial de Saúde no dia 11 de abril.

Parkinson é a segunda doença neurológica em número de casos no mundo, ficando atrás somente da doença de Alzheimer. Ela é caracterizada pela perda progressiva da capacidade e habilidade motora, mas pode causar, também, sintomas não motores. Um fato pouco conhecido é que a doença de Parkinson não é exclusiva de idosos e também acomete pessoas jovens, entre 21 e 40 anos.

Programação e inscrições

Este ano, a programação do Ciclo de Palestras Vibrar Parkinson traz palestrantes de variadas especialidades – neurologia, neurocirurgia, psiquiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, entre outros – e aborda diversos assuntos em relação à doença de Parkinson. Alguns temas tratados no evento serão: aspectos clínicos e acompanhamento, novidades e perspectivas na cirurgia para Parkinson, importância e benefícios da atividade física, tratamento fonoaudiológico e alimentação funcional.

Fonte: Ascom UFG