Concurso de paródias conscientiza sobre importância de se lavar as mãos

Evento da Faculdade de Enfermagem da UFG faz parte da programação do Dia Mundial da Higiene das Mãos

Com o tema “Higienização das mãos enquanto medida de prevenção e controle de infecção”, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) promove a décima edição do concurso de paródias Cantafen. O evento será realizado nesta quinta-feira (5/5), das 17h às 22h, no auditório da FEN, na Praça Universitária. O evento, aberto ao público, é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Nepih).

As paródias são uma forma descontraída de levar conscientização sobre o tema. Elas são elaboradas por estudantes, professores e profissionais da saúde, que cantam e dançam as músicas ao vivo para a plateia. Uma comissão avalia as apresentações e, ao final do evento, premia as melhores. Esse ano também será realizado o Cantafen Kids, com a participação de crianças. A coordenadora do Nepih, professora Anaclara Ferreira Veiga Tipple, explica que o evento surgiu de uma dissertação de mestrado que avaliou o impacto de estratégias de incentivo à higienização das mãos em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o 5 de maio como o Dia Mundial da Higiene das Mãos, considerada a medida individual mais simples e barata para prevenir a propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde. A data lembra os cinco momentos da higienização das mãos: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente; após contato com as áreas próximas ao paciente.

As mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos durante o cuidado prestado ao paciente. “É a medida primária para evitar infecções, mas talvez seja a mais negligenciada”, enfatiza Anaclara. Segundo a OMS, doenças respiratórias, diarreia e infecções de pele, entre outras, podem ter a incidência reduzida em até 40% com o simples ato de lavar as mãos.

Fonte: Ascom UFG