Fenômeno raro poderá ser visto pelos telescópios do Planetário da UFG
Passagem do planeta Mercúrio pelo sol será visível por mais de sete horas
O Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) disponibilizará dois telescópios para observação da passagem do planeta Mercúrio em frente ao disco solar. O fenômeno astronômico raro, conhecido como trânsito de Mercúrio, será visível de Goiânia na próxima segunda-feira (9/5), das 8h12 às 15h42. Os telescópios são equipados com filtros especiais para a observação segura do sol, sem prejuízo aos olhos.
O diretor do Planetário da UFG, Juan Barrio, explica que o fenômeno acontece cerca de 14 vezes por século, podendo ser visto de algum ponto do nosso planeta. No século XX, ele foi visto do Brasil por seis vezes. Neste século, o trânsito de Mercúrio já ocorreu duas vezes – 2003 e 2006 – e acontecerá outras 12. O próximo será em 2019. Apenas o que acontecerá em 2052 não será visto do Brasil.
Os trânsitos de Mercúrio e Vênus sempre aconteceram, mas começaram a ser observados após o astrônomo alemão Johannes Kepler enunciar as leis que regem os movimentos dos planetas, no século XVII, quando passou a ser possível prever o fenômeno.
Apesar de não ser necessário um telescópio para observar o trânsito do planeta, é preciso ter cuidado ao olhar diretamente para o sol. Para garantir a segurança e o conforto necessários à observação, é preciso usar filtros específicos que barram a parte nociva da luz incidente. Um exemplo simples e barato são os vidros de máscaras de soldadores.
Fonte: Ascom UFG