Musicoterapia é alternativa de tratamento para reabilitação de crianças com microcefalia

UFG possui clínica especializada e oferece atendimento gratuito na área

A chegada de um bebê com microcefalia pode fazer surgir diversas dúvidas entre pais e mães. As preocupações em relação às sequelas que o problema pode causar estão ligadas às perguntas sobre quais intervenções podem ajudar no desenvolvimento dessas crianças. Entre as alternativas para o tratamento, está a musicoterapia, atendimento disponibilizado gratuitamente pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia.

O déficit cognitivo e aspectos sensoriomotores estão entre os fatores que respondem bem ao método musicoterapêutico, explica a professora da UFG, Tereza Raquel Alcântara-Silva.  A Universidade oferece este atendimento especializado à população na Clínica de Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), que fica localizada no Câmpus Colemar Natal e Silva, na Praça Universitária, onde são realizadas avaliações, entrevistas, sessões de musicoterapia, entre outros procedimentos.

De acordo com a professora, a musicoterapia utiliza técnicas específicas para reabilitar no maior nível possível a criança com sequela de microcefalia. “Não podemos criar expectativa de cura, mas sim resultados para minimizar efeitos e promover ganhos funcionais, com vistas a melhorar desempenhos nas atividades da vida diária e também no nível de independência”. Para Tereza Raquel, quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de ganhos.

Source: Ascom UFG