Mostra interativa traz curiosidades sobre a Química

Evento voltado para estudantes  do ensino fundamental e ensino médio ocorre durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química em Goiânia

Com o tema Química e Alimentos, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) está preparando uma atividade voltada a estudantes do ensino Fundamental e Médio na 39ª Reunião Anual, que será realizada em Goiânia, no Centro de Convenções, até 2 de junho. Enquanto alguns alunos estarão "botando a mão na massa" em experimentos, outros estarão construindo moléculas a partir de modelos feitos com garrafas de PET. Além disso, haverá uma mostra de painéis com curiosidades sobre a Química dos alimentos. A mostra interativa ocorre em três horários com alunos de escolas estaduais pré-cadastradas.

A atividade é coordenada pelos professores Márlon Soares, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Alfredo Luis Mateus, do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ambos especializados em ensino de química e divulgação científica. "Acreditamos que atividades experimentais são uma ótima ferramenta de divulgação científica, porque aproxima de fato o estudante da Química", explica Márlon Soares. "Esperamos receber perto de mil alunos nos três dias do evento", conta Alfredo.

Segundo o professor da UFMG, a temática dos experimentos acompanha o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: "Ciência alimentando o Brasil". "Não é possível pensarmos em ciência e alimentos sem considerarmos a Química", explica Alfredo. "Vamos falar sobre os fenômenos que ocorrem quando cozinhamos ou como é possível identificar certos componentes dos alimentos", explicou.

Os experimentos são concebidos para que os alunos – estudantes da rede pública de Goiás – participem ativamente e não apenas observem. Um dos experimentos é o da "tatuagem na banana", em que os alunos farão desenhos em cascas de banana. "A casca da banana é amarela. Mas quando amassada ou furada fica marrom, devido a uma reação entre o oxigênio do ar com compostos que ficam dentro da casca. A experiência consiste em colocarmos um papel com um desenho sobre a casca e fazermos pequenos furos no papel (e na casca) em cima do desenho", conta Alfredo.

Outras edições

Na Reunião Anual de 2015, em Águas de Lindóia (SP), o tema foi a Química e a Luz, e a plateia foi grande, com cerca de 500 estudantes da rede pública local. O professor Márlon, que coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas da UFG, tem realizado, desde 2008, visitas às escolas da região metropolitana de Goiânia para realizar experimentos. "O laboratório reúne cerca de 20 alunos de pós-graduação e 20 de iniciação científica. Nos últimos anos devemos ter chegado a cerca de 60 escolas na região. Os experimentos sempre fazem sucesso, porque buscamos utilizar reações de impacto visual, seja pela mudança de cores, formação de gases ou outras transformações", conta. 

Alunos da graduação em Química da UFG fazem a monitoria dessas atividades, que terão sessões de manhã e à tarde, nos três dias. 

Fonte: Ascom UFG