Série documental produzida na UFG aborda tema drogas de forma diferente
Curtas focam nas consequências de se perder o controle do uso e não apenas na proibição. Vídeos educativos serão levados à escolas goianas
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, há cerca de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos em todo o mundo. Isso corresponde a, aproximadamente, uma em cada 200 pessoas. O número de adolescentes e jovens que fazem parte dessa estatística preocupam e por isso, eles são o foco da maior parte das campanhas de prevenção ao uso indevido de drogas. No entanto, mesmo com todos os esforços governamentais e não governamentais, um dos principais problemas é a falta de informação. Em função desta realidade, projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG) está sendo colocado em prática nas escolas goianas: curtas-metragens com uma abordagem diferente.
A professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB I) da UFG e idealizadora do projeto, Renata Mazaro, explica que a série de cinco filmes não foca simplesmente no “não use drogas”, como a maior parte das campanhas. Os documentários explicam o que é a droga, incluindo as lícitas - álcool e cigarro -, como ela age no corpo e focam, essencialmente, nas consequências do uso e de se perder o controle, chegando à dependência. “Tem um momento muito forte com depoimento dos pais de um jovem morto no tráfico e isso mexe com quem está assistindo”, destaca.
Segundo a professora, o Projeto “Accumbens – entre o prazer e a dependência” já foi passado para alunos do 6º ao 9º do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), na UFG, e a avaliação dos alunos foi bastante positiva, justamente por essa diferença na abordagem. “Eles se interessam e isso abre caminhos para a discussão sobre drogas de abuso na escola”, explica Renata Mazaro.
Exibições
Amanhã, 09, às 12h, ocorre a exibição de três curtas-metragens do Projeto no Instituto de Ciências Biológias I, localizado no Câmpus Samambaia. A atividade recebe professores e alunos de diversos cursos da UFG que vão assistir aos filmes e participar de discussão. O evento teve início na tarde de ontem, 08, quando foram exibidos dois dos cinco filmes produzidos pela iniciativa.
Source: Ascom UFG