Espaço das Profissões reúne milhares de estudantes na UFG
A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu suas portas nesta segunda-feira (20/6) para os 25 mil estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o estado, inscritos na edição 2016 do Espaço das Profissões, que acontece até amanhã no Câmpus Samambaia. O evento oferece uma vasta programação, com palestras sobre os 150 cursos de graduação oferecidos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiás e Jataí; espaços interativos; apresentações e oficinas culturais e científicas. O objetivo é apresentar aos estudantes as oportunidades de formação profissional oferecidas pela UFG e proporcionar a integração dos participantes com acadêmicos e professores da Universidade.
No Centro de Eventos Professor Ricardo Elias Bufáiçal estão concentradas as palestras gerais, que abordam temas como as formas de ingressos nos cursos da UFG, a Universidade como espaço de ideias e a importância do desenvolvimento científico. Nas unidades acadêmicas, são ministradas as palestras sobre os diferentes cursos de graduação, para que o estudante tenha informações sobre ensino, profissão e carreira. Há também espaços interativos, roteiros culturais e visitas a laboratórios e institutos, divididos em quatro rotas. Toda a programação está disponível na página do Espaço das Profissões, onde também é possível baixar o aplicativo para celular.
A professora da Escola de Engenharia Ambiental e Sanitário, Kátia Kopp, participa do evento desde 2010 e ressalta como o evento é importante para os futuros acadêmicos da UFG. "Para alguns alunos é o primeiro contato que eles têm tanto com a Universidade quanto com os cursos, para ter uma ideia de como o curso está estruturado, como é o mercado de trabalho." Kátia ministrou uma palestra sobre o curso de Engenharia Ambiental na tarde desta segunda-feira.
Muitas vezes, segundo a professora, os alunos ingressam sem ter conhecimento sobre a profissão, o que causa grande desistência durante o curso. "Essa falta de conhecimento gera desistência. O aluno chega e não é nada daquilo que ele estava pensando. Ações como o Espaço das Profissões ajudam nesse sentido".
Interação
Um dos grandes atrativos do evento são os espaços interativos, onde o visitante entra em contato direto com a profissão que pretende exercer. A estudante do segundo ano do ensino médio, Ludmilla Aleixo, 15, conta que desde criança sonha em estudar Música. No Espaço das Profissões ela visitou o espaço interativo do curso de Musicoterapia. "Eu tenho muita vontade de ajudar as pessoas e a Musicoterapia é uma forma de fazer isso. Já sei tocar vários instrumentos e isso contribui pra escolha do meu curso".
Source: Ascom UFG