Estudo sobre Economia Criativa em Goiás será divulgado na próxima semana

Levantamento estará disponível em 19 livros digitais desenvolvidos para dispositivos móveis

Será lançado na próxima segunda-feira (4/7) o levantamento quantitativo dos setores da Economia Criativa em Goiás. O estudo realizado pelo Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC/GO) será divulgado em 19 livros formatados para leitura em smartphones. As pesquisas do OBEC/GO apontam números relativos ao mercado formal composto por empreendimentos e força de trabalho que participam de forma direta e indireta da cadeia produtiva dos setores criativos e culturais.

No Brasil, o modelo de Economia Criativa adotado institucionalmente pelo Ministério da Cultura (MinC) é composto por cinco grandes grupos, subdivididos em 19 setores criativos: Patrimônio Cultural Material; Patrimônio Cultural Imaterial; Arquivos; Museus; Artesanato; Culturas Populares; Culturas Indígenas; Culturas Afro-Brasileiras; Artes Visuais; Arte Digital; Dança; Música; Circo; Teatro; Audiovisual; Livro e Publicações Impressas; Moda; Design; e Arquitetura. A análise quantitativa de cada setor foi sistematizada em um livro digital. O foco do levantamento é fornecer dados para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para os setores criativos do estado. O acesso ao aplicativo é gratuito e estará disponível para download na Play Store a partir do evento de lançamento.

As obras integram a primeira coleção da biblioteca digital do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás (Media Lab/UFG). O BITBOOKS reúne a praticidade dos livros de bolso e a interatividade dos aparelhos móveis, mesclando diversas funcionalidades, como textos e gráficos.

Durante o lançamento, haverá uma mesa-redonda com pesquisadores e profissionais da área que discutirão a realidade do cenário goiano, as perspectivas e os fatores que podem facilitar a integração e o fortalecimento destas áreas criativas e culturais, com presença de Décio Coutinho (Sebrae), Cleomar Rocha (Media Lab/UFG), Thais Marinho (PUC/GO), Aline Figlioli (SED) e Felipe Londoño (Universidad de Caldas/Colômbia). A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet.

OBEC/GO
O Observatório Brasileiro de Economia Criativa é um projeto do Ministério da Cultura, sendo executado em Goiás e sediado no Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás (Media Lab/UFG), também idealizadora da plataforma.

Source: Ascom UFG