Pesquisa da UFG verifica efeitos do suplemento whey protein

Faculdade de Nutrição promove coleta de dados nos próximos dois finais de semana em diferentes parques de Goiânia

A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (Fanut-UFG) realiza pesquisa para verificar os efeitos e fatores de risco ocasionados pelo suplemento alimentar whey protein em pessoas que praticam atividades físicas. A próxima etapa de coleta de dados será realizada nos dias 9 e 17 de julho, nos parques Flamboyant e Mutirama repectivamente. A proteína, popularmente conhecida como whey, é extraída do soro do leite.

Segundo o professor do curso de Nutrição, Gustavo Duarte Pimentel, a prevalência de síndrome metabólica - cujos componentes incluem adiposidade na região abdominal, aumento dos níveis de triacilglicerol, baixo HDL (bom colesterol), pressão arterial elevada e altos níveis de açúcar no sangue - é de 32% em adultos e idosos de ambos os sexos, dado registrado em Brasília-DF.

Uma triagem nutricional vai ser realizada nos parques para identificar quais frequentadores apresentam os fatores de risco para a síndrome metabólica. Alunos do curso de Nutrição que participam da pesquisa vão aferir a pressão arterial, medir os índices de glicemia, aplicar questionários socioeconômicos e clínicos junto aos participantes. Os resultados do estudo vão ser divulgados em revistas internacionais na área de Nutrição.

Triagem

A equipe de pesquisadores iniciou o levantamento de informações no parque Vaca Brava no dia 26 de junho, no parque Areião no dia 02 de julho e no parque Lago das Rosas no dia 03 de julho. Depois que a triagem for realizada nos parques Flamboyant e Mutirama, os indivíduos que apresentarem dois fatores de risco para a síndrome metabólica serão convidados a participar de um programa com orientação nutricional e suplementação com whey protein na (Fanut-UFG). A iniciativa terá a coordenação do professor Gustavo Duarte Pimentel e da autora da pesquisa e nutricionista Bruna de Melo Giglio.

Fonte: Ascom UFG