Estudantes goianos apresentam seus robôs na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento será realizado na UFG e vai reunir estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai sediar neste sábado (13/8), a partir das 9h15, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição será realizada no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, e vai reunir estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o estado. Este ano foi registrado um recorde de 240 competidores.

Nesta etapa, grupos de no mínimo dois e no máximo quatro estudantes apresentam seus robôs, que devem ser capazes de cumprir a missão estabelecida pela organização. É simulado um ambiente de desastre em mundo real em que o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão e seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou com a utilização de kits robóticos.

Na etapa estadual são conferidas medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios extras. O anúncio será feito às 17h. Os melhores colocados de cada grupo - nível 1 (ensino fundamental) e nível 2 (ensino médio ou técnico - representam o estado na etapa nacional da OBR, que será realizada entre 29 de outubro de 1º de novembro em Uberlândia (MG). Enquanto na disputa estadual a arena é uma versão simplificada da tarefa de resgate, na competição nacional os estudantes precisam vencer os obstáculos da arena oficial, mais complexa.

Estímulo
A Olimpíada Brasileira de Robótica é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como objetivos estimular jovens estudantes às carreiras científico-tecnológicas, identificar novos talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. O evento é gratuito e sem fins lucrativos. A OBR também tem um modalidade teórica, em que os estudantes respondem questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores.

Fonte: Ascom UFG