UFG discute práticas seguras para atendimento ao paciente

Estimular a adoção de medidas preventivas para a segurança do paciente é o cerne de núcleo de estudos que realiza ciclo de palestras para profissionais e acadêmicos

Pacientes estão sujeitos a uma série de riscos quando expostos ao ambiente assistencial de saúde, independentemente do ciclo de vida: criança, adulto ou idoso. Apesar da existência de programas e politicas do governo federal, a segurança do paciente é um tema ainda pouco avaliado. Visando contribuir para a capacitação profissional, o Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente (Negisp), da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza mensalmente I Ciclo de Palestras sobre Segurança do Paciente, que tem como principal proposta divulgar conhecimento e discutir práticas seguras no atendimento às pessoas atendidas no sistema de saúde nacional.

O próximo encontro ocorre na terça-feira, dia 24. Ao longo do ano, a estimativa de participantes é de mais de 800 profissionais e acadêmicos de saúde em Goiás, em sete palestras mensais gratuitas que serão realizadas até dezembro. O horário dos encontros é das 18h às 20h e o local é o Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFG, localizado na Rua 227, s/n, Setor Leste Universitário. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: ciclodecursospnegisp@gmail.com.

A discussão da temática Segurança do Paciente em nosso país é recente e sua introdução na educação de profissionais de saúde ainda acontece por meio de ações isoladas, que dependem da iniciativa de cada instituição de ensino”, afirma a professora Ana Elisa Bauer de Camargo Silva, coordenadora do Negisp. Segundo ela, são poucos os cursos da área da saúde, sejam de nível técnico, graduação ou pós-graduação que possuem essa temática na sua grade curricular. Em Goiás, ainda não há cursos de especialização nesta área.

Com essa preocupação, o Negisp atua com ações no ensino, pesquisa e extensão. Entre elas, está a Coordenação do Polo Goiás da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), que, desde 2008, desenvolve reuniões bimestrais com enfermeiros da rede de assistência à saúde, de órgãos de classe e de formação técnica e universitária de Goiás. A atuação é estratégica para vinculação, cooperação e sinergia entre pessoas, organizações e instituições com a finalidade de contribuir para a melhoria do cuidado e segurança do paciente.

Eventos adversos

Os principais problemas relacionados à Segurança do Paciente tratam da ocorrência de eventos adversos. Esses eventos são danos não intencionais decorrentes de falhas na assistência prestada ao paciente, podendo gerar sérias consequências aos pacientes, incluindo prolongamento do tempo de internação e óbito. Entre os mais frequentes estão os relacionados a erros de medicação, erros cirúrgicos, infecções, úlceras por pressão, quedas, atrasos e falhas no diagnóstico.

Fonte: Ascom UFG