Pesquisa da UFG explora potencial de plantas do Cerrado para produção de filtro solar

Sucupira, copaíba e jatobá são algumas das espécies que apresentaram potencial fotoprotetor e anti-idade

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão avaliando a aplicação de plantas do Cerrado em filtros solares. A pesquisa é desenvolvida desde 2014 pela Faculdade de Farmácia e, após testes in vitro, aponta o potencial de óleos e extratos para aplicação cosmética, seja como potencializador do fator de proteção solar de produtos já existentes no mercado ou como agente antioxidante para combater o envelhecimento.

Segundo a professora da UFG e coordenadora do projeto, Danielle Guimarães Diniz, plantas como a sucupira, a copaíba, o jatobá e o pacarí são algumas das espécies do Cerrado que apresentaram potencial fotoprotetor. “Essa característica se deve à presença de alguns compostos que, entre outras funções, possuem capacidade de potencializar o filtro solar já existente na formulação”, explica a pesquisadora.

Com o crescimento do mercado de bioprodutos, cada vez mais as indústrias cosmética e farmacêutica vêm buscando a utilização de ativos naturais para gerar e incrementar produtos, comenta a professora Danielle. A pesquisadora pondera que a extração dessas amostras é feita com o cuidado de se preservar o ecossistema em que são nativas. O estudo tem a colaboração de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Fonte: Ascom UFG