Hospital das Clínicas da UFG lança nesta quarta-feira (21/09) Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos

Campanha visa conscientizar e sensibilizar as pessoas para a importância da doação de órgãos. HC possui um banco de olhos para a captação, preservação e distribuição de córneas para a o estado de Goiás

O Hospital das Clínicas da Universidade  Federal de Goiàs (UFG) lançará nesta quarta-feira (21/09), a partir das 8h, a sua Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos. Chamado de setembro verde, durante este mês, o assunto é tratado em todo o país visando lembrar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro. O intuito é promover a conscientização da população por uma causa nobre que salva vidas.

A campanha será realizada durante toda a manhã, na entrada principal do Hospital, onde profissionais de saúde, pacientes transplantados e em espera por um transplante estarão reunidos para discutir e abordar a importância de ser um doador e de informar os familiares. A iniciativa da campanha é da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos eTecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HC-UF e conta com o apoio da Central de Transplantes do estado de Goiás e da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc).

No local, serão fixadas faixas e distribuídos folders informativos para pacientes, visitantes e profissionais do HC com perguntas e respostas para as principais dúvidas sobre a doação de órgãos. Com a frase “Você já considerou a possibilidade de ser um doador?”, o material da campanha traz estampada a imagem de dois servidores do HC, Coracilde daSilva (coordenadora do Voluntariado) e João Alcione Cardoso dos Santos (membro da CIHDOTT e transplantado de rim) que apóiam a causa. A campanha terá a presença do presidente da Central de Transplantes do estado de Goiás, Fernando Augusto Ataíde Castro.

O HC-UFG possui um banco de olhos, que está localizado no Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF), onde é feito o trabalho de captação, preservação e distribuição de córneas para todo o estado. Em parceria com a Central de Transplantes do estado de Goiás, a equipe do Banco de Olhos do HC trabalha, em regime de plantão de 24 horas, no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e, além do HC, realiza a captação de córneas no Hospital Geral de Goiânia (HGG), Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) e em outros hospitais das cidades de Goiânia e Anápolis quando solicitado pela Central de Transplantes.

A média de captação de córneas, segundo a coordenadora do Banco de Olhos do HC, Célia Regina Malverte, é de 15 a 20 córneas por mês. Um dado importante é de que a córnea pode ser captada em até seis horas após o óbito, o que é uma grande vantagem.

Até o final do mês de setembro, a equipe da CIHDOTT do HC realizará o trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos nas áreas internas do hospital.

Fila de espera

Dados apresentados pela Central de Transplantes do estado de Goiás mostram que aguardam atualmente na fila de espera 712 pessoas pelo transplante de córneas, 345 pessoas por transplante de rim e 04 pessoas por transplante de coração.

 

Fuente: Ascom