Hospital das Clínicas inaugura Centro Avançado de Diagnóstico da Mama

Unidade é a primeira do Centro-Oeste a disponibilizar aparelho que realiza biópsia da mama para pacientes do SUS

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) inaugura nesta quarta-feira (28/9), às 9h, o Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (CORA). É a primeira unidade do Centro-Oeste a disponibilizar um aparelho de mamotomia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de aparelhos de mamografia e ultrassonografia. O Centro tem três andares, onde estão distribuídos 15 consultórios, auditório e salas de pesquisa. A expectativa é dobrar o número pacientes atendidos, que hoje é de cerca de 9 mil por ano.

O mamótomo é um aparelho que realiza biópsia de mama. "Assim diminuímos o tempo de espera das pacientes, uma vez que não precisamos levá-la ao centro cirúrgico, reduzindo de forma significativa a angústia da paciente na espera por uma biópsia de mama, o tempo de diagnóstico e o custo", explica a coordenadora das ações de rastreamento e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Rosemar Macedo Sousa Rahal.

Foram investidos na obra R$ 8 milhões. Os recursos foram provenientes da UFG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Ministério Público do Estado de Goiás, além do Instituto Avon, que investiu R$ 2,5 milhões para a construção do espaço e a aquisição da mesa de biópsia de mama (aparelho de mamotomia).

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2016 é que sejam registrados 57.960 novos casos no Brasil, sendo 1.680 novos casos em Goiás e 250 em Goiânia. A professora Rosemar explica que a incidência de câncer de mama no país tem aumentado em função de fatores de risco, entre eles, obesidade, etilismo, sedentarismo, reposição hormonal, gravidez tardia e redução do número de filhos.

Fonte: Ascom