Espaço Saúde UFG + oferece atendimento gratuito à comunidade durante 13º Conpeex

Projeto de extensão da UFG promove ações preventivas na área da saúde

Informações sobre a saúde do homem e da mulher, orientação nutricional, vacinação e atividades educativas sobre sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Estas são algumas das ações que serão promovidas pelo Espaço Saúde UFG +, projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os dias 17 e 19 de outubro, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. As atividades são gratuitas e integram a programação do 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). Os estandes ficarão abertos ao público entre 8h e 17h.

As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde são parceiras na realização do Espaço Saúde UFG + e fornecem os insumos que a serem utilizados nos três dias de evento. O professor da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) e coordenador do projeto, Marcos André Siqueira, destaca que o atendimento não se encerra ao fim do Conpeex. "Todos aqueles que necessitarem de acompanhamento ou obtiverem resultados em exames que exijam atendimento especial ou emergencial serão encaminhados para realizarem o tratamento adequado na rede pública de saúde", explica.

Ceasa

Na terça-feira (18/10), entre 8h e 12h, a equipe do Espaço Saúde UFG + visitará a Central de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa), localizada na BR-153, para oferecer atendimento a um público de 15 mil pessoas que passam pelo local diariamente. Além dos serviços de educação em saúde, os participantes poderão realizar exames para hepatite, HIV e sífilis, além de teste de glicose, avaliação de risco de doenças cardiovasculares e vacinação contra febre amarela, tétano, coqueluche e difteria.

Integração

Além de oferecer serviços na área de atenção básica em saúde aos participantes do Congresso e à comunidade em geral, o Espaço Saúde UFG + tem como objetivo aproximar a sociedade do conhecimento científico produzido na UFG. Criado em 2014 como um projeto itinerante de extensão, o Espaço é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Os atendimento são realizados por estudantes de cursos da área da saúde, integrantes de ligas acadêmicas e de núcleos de pesquisa e extensão, sob a supervisão de professores. A atividade pedagógica permite que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Estudantes da Regional Catalão que fazem estágio em Goiânia também vão colaborar nas atividades. Este ano, além de alunos da UFG, participam estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e da Universidade Paulista (Unip).

Conpeex

O Conpeex é o principal evento acadêmico da UFG, realizado anualmente com o objetivo de divulgar a produção acadêmica, científica e cultural da Universidade. O evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade, tem em sua programação, além das atrações culturais, conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários.