Ceasa recebe projeto de atenção à saúde da UFG

Pessoas que frequentam o local terão acesso a exames, vacinas e informações para prevenção de doenças

Nesta terça-feira (18/10), entre 8h e 12h, a equipe do Espaço Saúde UFG + visita a Central de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa), localizada no Jardim Guanabara. Estudantes da área da saúde, acompanhados por professores, realizam exames, vacinação e atividades educativas no local que recebe diariamente um público de 15 mil pessoas. A ação integra a 13ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os atendimentos englobam exames para hepatite, HIV e sífilis, além de teste de glicose, avaliação de risco de doenças cardiovasculares e vacinação contra febre amarela, tétano, coqueluche e difeteria. Os estudantes também atuam com serviços de educação em saúde com informações sobre saúde do homem e da mulher; orientação nutricional; sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Para estes atendimentos, as secretarias municipal e estadual de Saúde são parceiras na realização do evento com o fornecimento de materiais.

Integração

O Espaço Saúde UFG + mantém os atendimentos durante toda a realização do Conpeex que prossegue com programação até a próxima quarta-feira (19). Além de oferecer serviços na área de atenção básica à saúde, a iniciativa tem como objetivo aproximar a sociedade do conhecimento científico produzido na UFG. O projeto atende tanto os participantes do Congresso quanto à comunidade em geral.

O professor da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) e coordenador do projeto, Marcos André Siqueira, destaca que o atendimento não se encerra ao fim do Conpeex. "Todos aqueles que necessitarem de acompanhamento ou obtiverem resultados em exames que exijam atendimento especial ou emergencial serão encaminhados para realizarem o tratamento adequado na rede pública de saúde", explica.

Os serviços são prestados por estudantes de cursos da área da saúde, integrantes de ligas acadêmicas e de núcleos de pesquisa e extensão. A atividade pedagógica permite que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Estudantes da Regional Catalão que fazem estágio em Goiânia também vão colaborar nas atividades. Este ano, além de alunos da UFG, participam estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e da Universidade Paulista (Unip).

Conpeex

O Conpeex é o principal evento acadêmico da UFG, realizado anualmente com o objetivo de divulgar a produção acadêmica, científica e cultural da Universidade. O evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade, tem em sua programação, além das atrações culturais, conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários.