Núcleo de Robótica da UFG se destaca em competição latino americana

Equipe conquistou o terceiro lugar em categoria de futebol de robôs durante o XIV Concurso Latino-Americano de Robótica

Um grupo de alunos do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico da Universidade Federal de Goiás (UFG) conquistou o terceiro lugar na categoria de futebol de robôs durante o XIV Concurso Latino-Americano de Robótica (LARC, na sigla em inglês), realizado na cidade de Recife-PE na última semana. Nesta modalidade, duas equipes disputam partidas de futebol com robôs controlados por computador e sem intervenção humana.

A equipe venceu as três primeiras disputas do campeonato e, nas quartas de final, desbancou a equipe Warthog da Universidade de São Paulo, que eram os grandes favoritos. Na disputa do terceiro lugar a UFG enfrentou equipe de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e venceu a disputa por 2x0.

O professor Anderson Soares, do Instituto de Informática (INF/UFG), explica que, nesse tipo de competição, são utilizados conceitos aprendidos em diversas disciplinas como mecânica e resistência de materiais e inteligência computacional, contudo, “as ações são desenvolvidas em um ambiente empolgante e desafiador”, destaca.

Pequi Mecânico

Criado em 2011, o Núcleo de Robótica é formado por alunos da área de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Instituto de Informática. O projeto, além de estimular a criatividade, promove a integração entre os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas com os das específicas dos cursos.