UFG promove semana dedicada aos livros e à cultura

Programação ocorre em todas as regionais da Universidade durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Cortejo cultural, varal de histórias em quadrinhos, leitura dramática e a instalação de geladeiras transformadas em bibliotecas. Estes são alguns dos atrativos da programação planejada para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2016 na Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento tem início nesta terça-feira (25/10) e realiza ações simultâneas em todas as unidades do Sistemas de Bibliotecas da UFG nas regionais Goiânia, Catalão, Jataí e Goiás.

O tema “Leitura, Cultura e Contemporaneidade” foi escolhido para a edição deste ano e orienta as atividades que ocorrem até a próxima quinta-feira (27/10). A iniciativa tem parceria com Ateliê Lena Rezende, Oficina Cultural Geppetto, Grupo Sonhos Teatro Ritual, Catavento Companhia Circense, Gelateratura, Leitura Dramática, Revoada Musical, Gwaya Contadores de Histórias, além de unidades acadêmicas e núcleos ligados à UFG.

Programação

O escritor Marcelino Freire, contista de destaque nacional na literatura contemporânea, é um dos convidados da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O autor fala sobre oralidade e voz literária na terça-feira (25/10), às 10h, na Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim (BC), no Câmpus Samambaia. Outro destaque é participação do também escritor Bariani Ortencio que vai relembrar sua trajetória de 60 anos na literatura em palestra na quinta-feira (27/10) também na BC.

Ao longo do evento, os participantes podem apreciar oficinas de circo, exibições de filmes, varal de poesias ilustradas, exposição fotográfica, cantinhos de leitura, apresentações musicais, audição de vinis, mural interativo, contações de histórias e ainda participar de aulas de pintura. Ainda como parte da programação, 12 pontos da Universidade, entre Goiânia e as demais regionais, recebem o projeto Gelateratura, uma proposta que distribui geladeiras repletas de livros e acessíveis gratuitamente ao público para quem quiser ler e devolver; levar ou mesmo doar livros.