Alunos da UFG participam de competição nacional de aeromodelismo

Projeto de extensão da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação aplica os conceitos estudados para construção de protótipos

A necessidade e vontade de estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) de colocar em prática o que aprendem em sala de aula resultou no projeto Implantando Sonhos: Desenvolvendo EngenhariaUma das frentes de atuação é o aerodesign, cujos resultados levarão os estudantes a competir nacionalmente. Em 2015, o primeiro protótipo foi finalizado e, agora, trabalham no modelo que vai representar a UFG no campeonato SAE Aerodesign 2016 que ocorre entre os dias 03 e 06 de novembro. Os estudantes embarcam para a competição no próximo dia 02.

A equipe da UFG e outras 43 foram selecionadas, entre 90 inscritas, para participar da competição que ocorre no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo. A disputa também inclui a participação de equipes da América Latina. Segundo a aluna de Engenharia Mecânica Isadora Silva, o intuito da competição é o aprendizado. “Comprar um aeromodelo pronto é fácil, mas a competição está mais preocupada com a teoria que estamos usando, se estamos entendendo os métodos que aplicamos”, explica a estudante, lembrando que  a competição analisa também o relatório que os estudantes entregam junto com o resultado final do aeromodelo.

O projeto Implantando Sonhos surgiu em 2013 e possibilita aos estudantes construírem protótipos, que são definidos como modelos na fase de testes São três frentes de atuação: kart, minibaja e aerodesign. É coordenado pela professora Andréia Aoyagui Nascimento e com a supervisão dos professores Felipe Mariano, Ademyr Gonçalves e Fillipi Albuquerque, todos da Escola das Engenharias Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC). Além dos incentivos da Universidade, os alunos também oferecem cursos de Matlab, Planilhas/Excel e plataformas de Cad para ajudar nos custos dos protótipos, que são altos. O aerodesign está avaliado em cerca de 15 mil reais, o kart em 20 mil e o baja em 60 mil reais.

Outros protótipos

Em 2014, os alunos começaram a desenvolver o kart, que utiliza os conceitos de Engenharia Mecânica na área automobilística. Segundo um dos estudantes que participa do projeto, Maurílio Lopo, a ideia veio por meio de um carrinho de rolimã construído para uma competição na área de Engenharia. No momento os estudantes trabalham na elaboração do primeiro protótipo com o intuito de representar a UFG no campeonato Fórmula Universitária, que visa formar pilotos e capacitar engenheiros para o automobilismo de competição.

Baseado na construção de um veículo de pequeno porte projetado para competir em estradas de terra, off road, outro integrante do projeto é o minibaja. Neste caso, a construção se fundamenta na aplicação do conhecimento de Engenharia Mecânica desde a concepção até a fabricação do modelo. Segundo a professora Andréia, coordenadora do Implantando Sonhos, o objetivo do projeto é participar da competição nacional BAJA SAE Brasil, representando a UFG. Atualmente, os estudantes trabalham na construção do primeiro protótipo que deve ficar pronto até o final deste mês.