Caminhão tecnológico estaciona na UFG

Veículo do projeto Hackatruck é um ambiente inovador para a capacitação de recursos humanos no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está na rota do Hackatruck – um caminhão equipado com recursos tecnológicos voltados para a capacitação de estudantes para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. O veículo já está no estacionamento do Instituto de Informática (INF), no Câmpus Samambaia. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (16/11) e o caminhão ficará na UFG até o dia 2 de dezembro.

O Hackatruck é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Eldorado em parceria com a IBM e a Apple. O professor do INF, Cássio Rodrigues, explica que o projeto tem um objetivo maior, que é o de renovar e despertar na sociedade brasileira o interesse pela inovação em Tecnologia da Informação (TI). "A partir de um ambiente de ensino altamente tecnológico e interativo, o projeto tem o poder de causar inspiração e encantamento pela inovação em TI", considera. Segundo o professor, como resultado dessa experiência, o estudante pode ter um maior comprometimento com seu curso, melhorando o desempenho escolar e até diminuindo o índice de evasão escolar.

A presença do caminhão na UFG está sendo tratada como um projeto de extensão no qual a sociedade participa de três maneiras: curso de capacitação, palestras e visitação. A capacitação é voltada a estudantes de cursos de TI, sendo realizada em uma etapa a distância (30h) e outra presencial (60h), no próprio veículo. As turmas já estão formadas, contemplando alunos e técnicos-administrativos do INF, além de alunos da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação (EMC) e do Instituto Federal de Goiás.

Palestras e visitas

Na programação de palestras, o caminhão contará com apresentações do Sebrae, do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, de representantes da indústria de TI e de professores pesquisadores. A parte de visitações é uma oportunidade para a sociedade conhecer o instigante ambiente de ensino do caminhão.

A participação no Hackatruck é totalmente gratuita. Não há mais vagas para o curso presencial. A participação nas palestras e visitação não exige inscrição prévia e a ocupação será realizada por ordem de chegada. A programação de palestras e de visitação pode ser encontrada nos sites www.inf.ufg.br e www.hactruck.com.br.