UFG discute desafios da Comunicação Pública

Evento realizado no Câmpus Samambaia traz grandes nomes da área e reúne pesquisadores, profissionais e estudantes

A Universidade Federal de Goiás (UFG) encerra hoje, 23, o II Seminário de Comunicação Pública e Cidadania, evento que traz reconhecidos nomes da área para debates e troca de experiências sobre essa prática nas instituições públicas. A abertura do encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (23/11), no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes.

A abertura do evento contou com a participação do coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Duarte. Na ocasião, ele compartilhou suas experiências à frente de uma equipe que foi a primeira do Brasil a construir uma Política de Comunicação Empresarial.  Confira a programação.

Segundo ele, até o início da década de 1990, a Embrapa não considerava a comunicação como um setor importante e não se preocupava em divulgar suas pesquisas. "Apenas em 1995, depois de perceber que as pessoas não conheciam a Embrapa e que isso era um risco, foi que a gestão começou a rever sua forma de relacionamento com a sociedade e optou por fazer sua Política de Comunicação"

Diagnóstico

O palestrante explicou que a política é um documento elaborado a partir de um diagnóstico organizacional e do debate interno, contemplando princípios, valores, diretrizes, procedimentos e ações estratégicas de comunicação. "Ela não diz o que fazer, não entra no operacional, apenas orienta. Precisamos entender que todo empregado faz comunicação. Os profissionais da área só coordenam tudo isso", defendeu.

Jorge Duarte também explicou algumas ações adotadas para colocar em prática o assunto planejado. Assim, tendo passado alguns anos, o palestrante acredita que os objetivos foram alcançados. "É um trabalho contínuo, mas há a conscientização de dirigentes e empregados sobre a importância da comunicação e nossa imagem foi fortalecida", avaliou.

Política da UFG

As experiências narradas pelo palestrante vão ao encontro do esforço da UFG em construir sua própria Política. Para isso a Universidade tem promovido uma série de debates sobre diferentes aspectos da comunicação. Ao final da discussão, a equipe multidisciplinar à frente do trabalho produzirá documentos que serão avaliados pela comunidade acadêmica.