Congresso discute o potencial de tecnologias de informação e comunicação para melhoria da saúde

Evento, que terá a presença do ministro Ricardo Ramos, chega à Região Centro-Oeste pela primeira vez em 30 anos para tratar possibilidades aplicáveis sistemas, serviços eprocessos da área

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizam entre os dias 27 e 30 de novembro, o XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS). O evento ocorre no Centro de Convenções de Goiânia, no Setor Central. Profissionais, gestores, acadêmicos, empresas, universidades, fornecedores e usuários do setor público e privado reúnem-se para debater ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à área no Brasil e no mundo. A abertura oficial do evento ocorre no próximo domingo27, às 18h30, com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Ramos.

Realizado desde 1986, o CBIS visa debater o potencial transformador da Informática em Saúde para profissionais, provedores, fontes pagadoras e, sobretudo, pacientes. Em trinta anos, o Congresso chega pela primeira vez à Região Centro-Oeste e tem a organização da Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG. A programação está distribuída em dez auditórios simultâneos que receberão quatro keynotes (conferencistas internacionais), mais de 40 palestrantes nacionais, sete simpósios, 12 painéis, 27 demonstrações, sete tutoriais, 52 relatos de casos, 115 trabalhos completos e mais de 120 pôsteres. Está prevista ainda área de exposições no centro do evento.

De acordo com a presidente do evento e professora do Instituto de Informática da UFG, Juliana Souza-Zinader, a estimativa é receber 500 participantes, maior número de inscritos no Congresso registrado desde 2010. “Durante a programação, a proposta é discutir não apenas as questões da Informação em Saúde, mas também os recursos computacionais que permitem tratá-las”, declarou. A edição deste ano traz o tema “A Informática Transformando a Saúde”.

Impacto na Qualidade

A Informática em Saúde trata da aplicação de conceitos e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a melhoria e transformação de sistemas, serviços e processos de saúde. Entre os campos de atuação da área estão: Sistemas de Informação em Saúde, Prontuário Eletrônico do Paciente, Telemedicina, Sistemas de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais Biológicos, Processamento de Imagens Médicas, Internet em Saúde e Padronização da Informação em Saúde.

Para o professor do Instituto de Informática da UFG, Fábio Lucena, a gestão da informação é hoje uma das principais formas de impacto na qualidade da atenção à saúde.“Qualquer cidadão hoje, em Goiás, transita entre hospitais, farmácias, laboratórios e demais estabelecimentos desacompanhado de sua história. Assim, em cada atendimento, ele tem que contar todo o histórico dele, muitas vezes de forma incompletao que pode prejudicar o diagnóstico”, avaliou.

Comissão

A Comissão de Governança de Informação em Saúde da UFG foi criada em dezembro de 2011, vinculada à Reitoria e surgiu da necessidade gerada por movimentos mundiais, nacionais e regionais voltados para a promoção da saúde. Atualmente a Comissão é composta por representantes das áreas de Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Musicoterapia, Saúde Pública, Educação Física e Tecnologia da Informação, representadas por professores da UFG e funcionários das secretarias de Saúde de Goiânia e do Estado de Goiás.